Palestras do Proleite na Expoagro promovem inovação e qualidade na produção do setor
A 19ª edição do Seminário para Produtores de Leite e Derivados de Alagoas promove dois dias de palestras voltadas para o produtor e a indústria da cadeia leiteira de Alagoas. Maior evento do setor leiteiro no estado, o Proleite se destaca apresentando a possibilidade de fabricar produtos lácteos com qualidade e inovação.
Com essa intenção, assuntos que envolvem desde a inseminação dos animais, utilização da matéria-prima até a forma de produção serão tratados durante o evento, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, na 66ª Expoagro/AL, no Parque da Pecuária.
Inseminação Artificial em Tempo Fixo
Uma das palestras aborda a Inseminação Artificial em Tempo Fixo, IATF, que é uma ferramenta que acelera o ganho genético. “É uma técnica em que o produtor pode inseminar todas as vacas em um único dia, diminuindo assim os gastos com mão de obra, por concentrar os serviços na mesma época”, explicou o palestrante, Marcelo Araújo.
De acordo com o palestrante, atécnica apresenta ainda outra vantagens, por isso é necessário que seja utilizada em mais rebanhos leiteiros. “Com esse sistema, o produtor consegue reduzir o intervalo entre parto das vacas, fazendo com que vacas submetidas a Inseminação Artificial em Tempo Fixo tenham maior chance de produzir mais bezerros e mais lactações em sua vida produtiva”, completou.
Utilização de grão úmido reidratado
Também será tratada a Utilização de grão úmido reidratado como ferramenta de diminuição de custo na produção do leite,palestra ministrada por Rafael Águido, da Rehagro. A tecnologia apresentada tem o objetivo de diminuir os custos do produtor com a alimentação dos animais.
“Os custos alimentares significam mais de 50 por cento dos gastos com estes animais, tendo um grande impacto no resultado financeiro da fazenda. Os produtores que já utilizaram esse tecnologia apresentaram impactos significativos na economia da fazenda”, explicou o palestrante.
Palestras do dia 27:
“Perspectivas para o mercado de leite e derivados no Brasil: Possíveis cenários 2016/2017”, ministrada por Valter Galan, do Milkpoint Mercado,
“Rotulagem obrigatória para produtos lácteos”, ministrada por Viviane Cremaschi Lima, do Senai/SP,
“Inovação em produtos lácteos: Alternativas para redução de sódio e produtos zero lactose”, ministrada por Alfredo alter, do JCL- Group.
“Como determinar a validade (shelf life) dos produtos lácteos”, ministrada por Deborah Galles, da Nutrisa/Segurança Alimentar.
Palestras do dia 28:
“Mercado Lácteo no Brasil”, de Ernesto Krug, da Associação Gaúcha de Laticinista e Laticínios (AGL),
“Reprodução: Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)”, ministrada por Marcelo Araújo, M.A. Cursos Veterinários,
“Utilização de grão úmido reidratado como ferramenta de diminuição de custo na produção do leite”, ministrada por Rafael Augusto Águido, Rehagra,
“Confinamento de vacas leiteiras: Composto Barn x Produtividade”, ministrada por Alexandre Tolei, Delaval.
SERVIÇO
19º Proleite
Data: 27 e 28 de outubro de 2016
Local: Parque da Pecuária – 66ª Expoagro/AL
Hora: a partir das 8h
Últimas notícias
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
