Célia Rocha relembra vida pública dedicada a cidade de Arapiraca
Prestes a entregar o maior cargo da administração pública municipal, a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PSB) relembrou sua vida pública durante uma entrevista exclusiva concedida ao Portal 7 Segundos.
Sem pretenções de ser candidata a cargos públicos, a prefeita acredita que em todos os seus anos como prefeita, acertou mais do que errou.
"Minha vida pública teve início em 1984, quando eu voltava de São Paulo formada. Comecei a trabalhar no antigo Ambulatório do Alto do Cruzeiro, onde atualmente funciona o Memorial da Mulher. Nessa época eu recebi o convite de assumir a secretaria de saúde, na gestão do então prefeito Severino Leão", relembrou a gestora.
Em 1988, Célia foi eleita, assim como a amiga e colega de partido, Ceci Cunha, ao cargo de vereadora por Arapiraca. A gestora permaneceu na Câmara Municipal por dois mandatos.
Primeiro mandato como prefeita
Em 1996, Célia Rocha foi eleita para o seu primeiro mandato como prefeita do município. Mas o que poucos sabem é que o primeiro nome para as eleições daquele ano era o de Ceci Cunha, que na época preenchia uma das cadeiras do Congresso Nacional, como deputada federal.
"Foi uma novela até chegarmos a um consenso de que eu seria a candidata em 96. O grupo forte do PSDB naquela época queria que Ceci fosse a candidata, por ter muito mais tempo em Arapiraca e por ser um nome muito mais forte que o meu", começou.
"Já outro grupo da articulação não queria que Ceci deixasse sua vaga na Câmara federal. Foi aí que resolveram me aproveitar para a campanha. Passei um ano trabalhando junto ao partido para que eles tivessem certeza de que eu seria a pessoa ideal para o pleito", continuou a prefeita.
Desafios do primerio mandato
Ao assumir a administração de Arapiraca, em janeiro de 1997, Célia foi surpreendida por inúmeros desafios.
"O principal problema na época era o dos salários atrasados e a grande quantidade de funcionários contratados. Nossa primeira ação foi muito desagradável, pois tivemos que demitir mais de 3 mil contratados, para diminuir a folha. Em seguida começamos a colocar o salário dos servidores em dia. Fizemos questão de pagar os sete meses de vencimentos atrasados", lembrou a prefeita.
Além disso, houve rapidamente a mudança no centro de Arapiraca, com a retirada da feira-livre, a revitalização do Mercado Público, e a contrução do parque Ceci Cunha, que garantiu a aproximação do bairro Alto do Cruzeiro ao centro comercial.
O Portal 7 Segundos pediu para que a prefeita fizesse um comparativo entre os desafios enfrentados em 97, quando deu início seu primeiro mandato, e em 2013, quando deu início a atual gestão.
"Em 2013, nós herdamos as dificuldades que foram enfrentadas pelo ex-prefeito Luciano Barbosa e enfrentamos uma crise econômica muito forte. Além disso, foram vários os recursos federais que diminuiram", continuou.
Sobre sua atual gestão, Célia foi enfática: "Entre erros e acertos. A gente acertou muito mais do que errou. Entre calçamentos e asfaltos, por exemplo, entregamos, só nessa gestão, 90 km de ruas calçadas ou pavimentadas", concluiu.
Destino político
A prefeita adiantou que, em 2017, pode vir a assumir um cargo junto ao governo federal, mais precisamente no Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário.
"Em janeiro e fevereiro de 2017 eu pretendo me afastar de tudo e cuidar de mim e da minha saúde. Passarei esse período em São Paulo, onde retomarei meu tratamento. Em março devo voltar a conversar com o ministro Osmar Terra, que é apaixonado pelo Agapi (Arapiraca Garante à Primeira Infância), e ele me sondou para um cargo ligado ao programa", disse Célia Rocha.