Célia Rocha relembra vida pública dedicada a cidade de Arapiraca
Prestes a entregar o maior cargo da administração pública municipal, a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PSB) relembrou sua vida pública durante uma entrevista exclusiva concedida ao Portal 7 Segundos.
Sem pretenções de ser candidata a cargos públicos, a prefeita acredita que em todos os seus anos como prefeita, acertou mais do que errou.
"Minha vida pública teve início em 1984, quando eu voltava de São Paulo formada. Comecei a trabalhar no antigo Ambulatório do Alto do Cruzeiro, onde atualmente funciona o Memorial da Mulher. Nessa época eu recebi o convite de assumir a secretaria de saúde, na gestão do então prefeito Severino Leão", relembrou a gestora.
Em 1988, Célia foi eleita, assim como a amiga e colega de partido, Ceci Cunha, ao cargo de vereadora por Arapiraca. A gestora permaneceu na Câmara Municipal por dois mandatos.
Primeiro mandato como prefeita
Em 1996, Célia Rocha foi eleita para o seu primeiro mandato como prefeita do município. Mas o que poucos sabem é que o primeiro nome para as eleições daquele ano era o de Ceci Cunha, que na época preenchia uma das cadeiras do Congresso Nacional, como deputada federal.
"Foi uma novela até chegarmos a um consenso de que eu seria a candidata em 96. O grupo forte do PSDB naquela época queria que Ceci fosse a candidata, por ter muito mais tempo em Arapiraca e por ser um nome muito mais forte que o meu", começou.
"Já outro grupo da articulação não queria que Ceci deixasse sua vaga na Câmara federal. Foi aí que resolveram me aproveitar para a campanha. Passei um ano trabalhando junto ao partido para que eles tivessem certeza de que eu seria a pessoa ideal para o pleito", continuou a prefeita.
Desafios do primerio mandato
Ao assumir a administração de Arapiraca, em janeiro de 1997, Célia foi surpreendida por inúmeros desafios.
"O principal problema na época era o dos salários atrasados e a grande quantidade de funcionários contratados. Nossa primeira ação foi muito desagradável, pois tivemos que demitir mais de 3 mil contratados, para diminuir a folha. Em seguida começamos a colocar o salário dos servidores em dia. Fizemos questão de pagar os sete meses de vencimentos atrasados", lembrou a prefeita.
Além disso, houve rapidamente a mudança no centro de Arapiraca, com a retirada da feira-livre, a revitalização do Mercado Público, e a contrução do parque Ceci Cunha, que garantiu a aproximação do bairro Alto do Cruzeiro ao centro comercial.
O Portal 7 Segundos pediu para que a prefeita fizesse um comparativo entre os desafios enfrentados em 97, quando deu início seu primeiro mandato, e em 2013, quando deu início a atual gestão.
"Em 2013, nós herdamos as dificuldades que foram enfrentadas pelo ex-prefeito Luciano Barbosa e enfrentamos uma crise econômica muito forte. Além disso, foram vários os recursos federais que diminuiram", continuou.
Sobre sua atual gestão, Célia foi enfática: "Entre erros e acertos. A gente acertou muito mais do que errou. Entre calçamentos e asfaltos, por exemplo, entregamos, só nessa gestão, 90 km de ruas calçadas ou pavimentadas", concluiu.
Destino político
A prefeita adiantou que, em 2017, pode vir a assumir um cargo junto ao governo federal, mais precisamente no Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário.
"Em janeiro e fevereiro de 2017 eu pretendo me afastar de tudo e cuidar de mim e da minha saúde. Passarei esse período em São Paulo, onde retomarei meu tratamento. Em março devo voltar a conversar com o ministro Osmar Terra, que é apaixonado pelo Agapi (Arapiraca Garante à Primeira Infância), e ele me sondou para um cargo ligado ao programa", disse Célia Rocha.
Últimas notícias
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
