Hospital Nossa Senhora da Guia volta a ofertar cirurgias pediátricas
Hospital havia suspendido atendimento ambulatorial e cirurgias pediátricas pelo SUS em razão de questões contratuais com o Município de Maceió
O Hospital Nossa Senhora da Guia, em Maceió, regularizou os atendimentos ambulatoriais e voltou a ofertar também as cirurgias pediátricas no município. A informação foi confirmada, na manhã de hoje, pelo Núcleo de Direitos Coletivos da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, que intermediou à normalização dos serviços junto ao município e ao hospital, uma unidade Materno Infantil que atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
No primeiro semestre, a direção do hospital encaminhou ofício a Defensoria Pública informando que as cirurgias estavam suspensas na unidade de saúde em razão da falta de repasses por parte do Município de Maceió, pois o ente público não havia renovado o contrato junto ao hospital. De acordo com a direção, a unidade atende mais de 600 crianças ao mês e operava, em média, 140 crianças.
Devido ao não repasse, os serviços foram suspensos, deixando centenas de crianças sem atendimentos médicos e muitas outras sem serem submetidos a procedimento cirúrgico. A direção do hospital alegou que inúmeras reuniões foram realizadas, porém sem êxito.
Ao tomar ciência do fato, a Defensoria Pública, através do defensor público Fabrício Leão Souto, interveio na situação de forma extrajudicial, contribuindo para a solução hoje confirmada.