Economia
Engenheiro agrônomo é novo presidente da Embrapa
10/10/2012 15h03
O pesquisador Maurício Antônio Lopes é o novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A nomeação do engenheiro agrônomo foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União. Formado pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Lopes é pesquisador da empresa desde 1989 e, há dois anos, assumiu a diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.
Lopes assume o cargo, vago desde o final do mês passado, quando Pedro Antônio Arraes pediu exoneração. Em pouco mais de 20 anos na empresa, Lopes desenvolveu estudos em genética e melhoramento de plantas, foi líder do programa de melhoramento de milho e chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, Minas Gerais. É apontado também como um dos responsáveis pelo processo de aprimoramento do Sistema Embrapa de Gestão (SEG).
O engenheiro conduziu as atividades do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, em Brasília, e foi articulador internacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Coordenador responsável pela implantação do Labex Coreia - programa de cooperação internacional da Embrapa na Ásia, em Suwon, República da Coreia -, Lopes tem mestrado em genética pela Purdue University (Estados Unidos), doutorado em genética molecular pela University of Arizona (Estados Unidos) e pós-doutorado pelo Departamento de Agricultura da FAO-ONU (Roma-Itália).
Maurício Antônio Lopes também foi pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, gerente de agricultura da Kieppe Agropecuária (Bahia) e gerente de território da Purina Alimentos, no Rio de Janeiro.
Lopes assume o cargo, vago desde o final do mês passado, quando Pedro Antônio Arraes pediu exoneração. Em pouco mais de 20 anos na empresa, Lopes desenvolveu estudos em genética e melhoramento de plantas, foi líder do programa de melhoramento de milho e chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, Minas Gerais. É apontado também como um dos responsáveis pelo processo de aprimoramento do Sistema Embrapa de Gestão (SEG).
O engenheiro conduziu as atividades do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, em Brasília, e foi articulador internacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Coordenador responsável pela implantação do Labex Coreia - programa de cooperação internacional da Embrapa na Ásia, em Suwon, República da Coreia -, Lopes tem mestrado em genética pela Purdue University (Estados Unidos), doutorado em genética molecular pela University of Arizona (Estados Unidos) e pós-doutorado pelo Departamento de Agricultura da FAO-ONU (Roma-Itália).
Maurício Antônio Lopes também foi pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, gerente de agricultura da Kieppe Agropecuária (Bahia) e gerente de território da Purina Alimentos, no Rio de Janeiro.
Últimas notícias
FESTAS JUNINAS
Mano Walter, Calcinha Preta, Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano se apresentam hoje no São João Massayó
INFECÇÃO GRAVE
Saiba qual doença levou João Inácio Jr. a ser internado e o afastou das redes sociais
ACIDENTE
Colisão entre carro e motocicleta deixa mulher ferida no Centro de Maceió
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Jovem grávida é agredida e ameaçada de morte pelo companheiro no bairro Benedito Bentes
SUSPEITOS FUGIRAM
Bandidos agridem vítima e roubam motocicleta em Palmeira dos Índios
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Usuário de drogas é preso por agredir pai e mãe em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
covid-19
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
MOBILIDADE URBANA
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
reestruturação
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Achado de cadáver
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
INFRAESTRUTURA
