Seleção virou a página do 7 x 1 com futebol eficiente e bonito, diz Tite
A um jogo de garantir a classificação antecipada para Copa do Mundo de 2018, a seleção brasileira não vai baixar a guarda após assegurar a vaga e manterá o alto nível que a levou à liderança das eliminatórias sul-americanas e a virar a página da goleada por 7 x 1 para a Alemanha, afirmou nesta segunda-feira o técnico Tite.
Em entrevista à Reuters em sua sala na sede da CBF no Rio de Janeiro, o técnico afirmou que espera que a classificação ao Mundial possa ser alcançada já no jogo com o Uruguai, em março do ano que vem, e reconheceu que não esperava obter resultados tão rapidamente como alcançou à frente da seleção.
"A classificação está bem encaminhada, falta muito pouco. Não vamos baixar a guarda, não vamos deixar de estar mobilizados para essa classificação, e a possibilidade já é no próximo jogo", afirmou o treinador, de 55 anos, que tem retrospecto de seis vitórias em seis jogos à frente da seleção.
Tite assumiu a seleção brasileira na vaga de Dunga em junho, com o Brasil em sexto lugar nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018 e após duas eliminações frustrantes na Copa América. Além dos resultados ruins, o time era criticado pelo mau futebol e a dependência do brilho de Neymar, que também não vinha acontecendo.
Em apenas cinco meses de trabalho o técnico conseguiu reverter completamente a situação. Foram seis vitórias seguidas, incluindo um 3 x 0 sobre a arquirrival Argentina, com um saldo de 17 gols marcados e apenas um sofrido.
O time saltou para a ponta da tabela das eliminatórias, a apenas um ponto de assegurar matematicamente a vaga no Mundial da Rússia, e alcançou a vice-liderança do ranking da Fifa.
"Achava que seria mais complicado, com menos resultados", disse o treinador. "Eu não imaginava que tivesse todos esses números, e mais do que os números, a forma. Conseguimos manter sempre um padrão bom de atuação. Isso foi significativo."
Com as vitórias, Tite considera que a seleção conseguiu "virar a página" da derrota para a Alemanha por 7 x 1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014, em casa, e iniciar uma nova história com vistas ao próximo Mundial.
"Virar a página é uma expressão que demonstra bem. Nós estamos construindo um novo momento na seleção, é um momento de classificação, de consolidação de equipe, com um futebol que se apresentou eficiente e bonito e que precisa ser consolidado", afirmou.
Tite chegou à seleção credenciado por um grande sucesso nos clubes por onde passou, em especial o Corinthians, de onde saiu para assumir a equipe nacional. Foi duas vezes campeão brasileiro, e vencedor da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo time paulista.
O treinador mudou a forma de jogar da seleção ao escalar o meio-campo com dois volantes de boa saída de bola (Paulinho e Renato Augusto) e utilizar o jovem Gabriel Jesus como referência de ataque, ao lado de Neymar e Philippe Coutinho na linha de frente.
Segundo o treinador, uma soma de fatores possibilitou à seleção dar a volta por cima, incluindo o momento de jogadores importantes em seus clubes, a qualidade técnica dos próprios jogadores e a vitória logo no primeiro jogo contra o Equador (3 x 0).
"Alguns detalhes foram importantes, a qualidade técnica individual dos atletas é a essência. Nenhum técnico do mundo vai conseguir produzir se não tiver qualidade técnica no seu elenco”, afirmou.
Últimas notícias
Lula evita comentar decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro
Carreta pega fogo na BR-316, em Maribondo; bombeiros são acionados
Prefeitura de Palmeira inicia renovação de matrículas da rede municipal nesta segunda (24)
Professora da rede municipal descobre caminho para vencer a depressão com a escrita
Rede estadual conquista 45 medalhas nas olimpíadas alagoanas de Química, Matemática e Quimeninas
Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça (25)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
