Secretaria da Educação inicia projeto para usar o Hand Talk

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estuda um novo projeto para utilizar o aplicativo Hand Talk, que realiza a tradução digital e automática para a Língua dos Sinais, visando intensificar a inclusão na rede estadual de ensino.
A proposta partiu do Ministério Público, por meio da promotora Cecília Carnaúba, em reunião realizada no início de fevereiro, e prontamente aceita pela Seduc que já vem realizando cursos de formação básica em Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como formação continuada para docentes, inclusive de vários municípios.
O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, afirma que está em contato com a empresa para alinhar alguns pontos e apresentar o Centro de Atendimento às pessoas com surdez e às escolas-polos.
“O projeto do Hand Talk abre a possibilidade de expandir instrumentos e recursos na formação e inclusão cada vez maior e melhor. Estamos analisando qual a melhor forma de atuar. O que ficou acertado é que nosso portal na internet deverá seguir nessa perspectiva de inclusão. Vamos avaliar ainda a possibilidade da formação de professores, bem como o material disponível para que os estudantes tenham acesso à Língua dos Sinais, por meio do aplicativo”, afirma o superintendente.
Hand Talk - O aplicativo Hand Talk (Mãos que Falam), criado por três jovens alagoanos, em 2012, realiza tradução digital para Língua dos Sinais e oferece ferramentas complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes. A empresa, premiada internacionalmente e referência no segmento, é comanda por um simpático intérprete virtual, o Hugo, personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão.
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
