Sertão

Estudantes desocupam Campus da Ufal no Sertão após assembleia

Por Redação com Ascom Ufal 03/12/2016 15h03

Após uma assembleia estudantil realizada na última sexta-feira (18) com a reitora Valéria Correia, o vice-reitor, José Vieira, e demais dirigentes da Universidade Federal de Alagoas, os estudantes do Campus do Sertão desocuparam as instalações do prédio na segunda-feira (21).

A manifestação em Delmiro Gouveia foi para reivindicar mais assistência estudantil, funcionamento imediato do restaurante universitário, melhoria do transporte para a sede do campus, criação da residência universitária, reabertura da subsede da Editora Universitária (Edufal), entre outros pontos.

O grupo que representa os discentes, através da página no Facebook intitulada Ocupa Ufal – Campus Sertão, informou que está elaborando uma nota explicativa sobre a desocupação e que pretende dar continuidade às atividades de outras formas.

Os estudantes deram início à ocupação na quinta-feira (17), um dia antes da visita da reitora Valéria Correia à unidade onde tinha ido cumprir a agenda da Reitoria Itinerante, que é uma proposta de descentralizar a gestão da Ufal.

Ao ouvir as reivindicações, a reitora explicou que a expansão das universidades aconteceu de forma precária, com inauguração de novos campi e criação de cursos sem todas as condições para oferecer qualidade e assistência aos estudantes. "Estamos enfrentando as sequelas desse processo num período de cortes de verbas para a educação, mas vamos buscar solucionar as questões urgentes e garantir esse espaço de diálogo permanente com os estudantes", declarou.