Bolsa Família: Semas e SMS realizam ação em unidade de Saúde no Vergel
As Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (SMS) continuam, nesta semana, com o Plano de Ação Itinerante das Condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde. Nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7), a ação acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Roland Simon, no bairro do Vergel.
A ação é voltada para crianças de zero a 07 anos e mulheres dos 14 aos 44 anos, beneficiárias do Programa Bolsa Família. É necessário que a mãe ou responsável pelas crianças compareçam à Unidade de Saúde, levem seus filhos e estejam com o Cartão de Vacina, Cartão do Bolsa Família, Cartão do SUS , e se estiver grávida, o Cartão da Gestante. As condicionalidades do Bolsa Família são as exigências do programa para que a família receba o benefício.
Segundo a coordenadora do Cadastro Único em Maceió, Stephanie Cavalcante, o cumprimento das condicionalidades é um compromisso que as famílias assumem a partir do momento que se tornam beneficiários. “Se deixam de fazer o acompanhamento da saúde e da educação, essas famílias acabam tendo o benefício cancelado, bloqueado ou suspenso. Por isso que é tão importante”, explicou.
As condicionalidades na área da saúde exigem que gestantes e nutrizes devam ser inscritas no pré-natal e comparecer com o Cartão da Gestante às consultas nas unidades de saúde próximas à sua residência, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Outra exigência é a participação nas atividades educativas oferecidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento materno e promoção da alimentação saudável.
Pai, mãe ou responsáveis pelas crianças menores de 07 anos devem levar a criança às unidades de saúde ou aos locais de vacinação e manter atualizado o calendário de imunização, conforme diretrizes do Ministério da Saúde (MS); levar a criança com o Cartão de Saúde da criança, para a realização do acompanhamento nutricional e do desenvolvimento e outras ações, conforme preconiza o calendário do MS.
Desde o início do mês de novembro, as equipes da Assistência Social e da SMS atenderam em Unidades de Saúde de vários bairros. A equipe da Semas é a responsável pela conferência de dados dos beneficiários na unidade móvel do CadÚnico e a da Saúde oferece os serviços de antropometria (exame de cálculo de massa corporal, peso, idade metabólica, massa óssea, taxa de água, taxa de gordura, gordura visceral entre outros) e avaliação nutricional.
A SMS também realiza vacinação e suplementação de vitamina “A”. Uma equipe de enfermagem também avaliará crianças e mulheres, e caso apresentem algum problema de saúde, serão encaminhados para consulta numa USF próxima a sua casa.
A ação acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Roland Simon, das 8h às 14h, localizado na Rua Cabo Reis, no Vergel.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
