Artistas e escritores promovem ação literária no Rio São Francisco
A mais nova ação social do Barco-Museu da Coleção Karandash, projeto cultural iniciado pelos artistas Maria Amelia Vieira e Dalton Costa, vai levar para três comunidades do rio São Francisco a Festa Literária Ribeirinha.
O evento, que é beneficiado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e tem como patrocinadores o Banco do Nordeste, o Hotel Ritz Lagoa da Anta e o Hotel Ponta Verde, vai proporcionar a centenas de pessoas um contato mais aprofundado com a literatura através de oficinas que exercitam a criatividade, bate-papo com escritores e exposições de arte.
De acordo com Maria Amelia Vieira, artista e coordenadora-geral da Festa Literária, o grande diferencial do projeto é que ele é realizado por pessoas diretamente ligadas à arte e a literatura.
"Além de mim e do Dalton, que somos artistas, contamos também com as escritoras Simone Cavalcante e Cláudia Lins, que são responsáveis por mediar o contato dos ribeirinhos com a literatura", diz Maria Amelia, acrescentando que o evento vai contar, também, com oficinas de narração de histórias, escrita criativa, ilustração e fotopoemas - esta última ministrada pelo fotógrafo Juarez Cavalcante e por Dalton Costa.
Festa Literária
Ao todo, três comunidades que se localizam nas margens do rio São Francisco serão contempladas pelo projeto. "A Festa Literária é só o primeiro passo de uma ação ainda maior", conta Maria Amelia. Ao longo de seis meses, alguns moradores da Ilha do Ferro, Entremontes e Ilha de São Pedro irão receber uma "bolsa-auxílio" no valor de um salário mínimo para dar continuidade às ações propostas. Esses "agentes de leitura" terão a responsabilidade de emprestar livros, conversar com os leitores sobre as obras e até sugerir novos autores e títulos.
"É uma forma de estimular o hábito da leitura numa região isolada e com poucas bibliotecas", diz a coordenadora.
Últimas notícias
Quem é o DJ bonitão que viralizou na web 'pelos motivos errados'
Leo Lins acusa humorista de roubar Danilo Gentili
Quem é o infiltrado que apanhou após discurso em vigília de Bolsonaro
Marina Cintra deve ganhar 60 cargos na Prefeitura de Maceió após aderir ao grupo de JHC
Família rechaça apoio político de Marina Cintra a JHC e isola ex-primeira-dama
Criança de três anos fica presa em armário de banco em Mato Grosso do Sul
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
