Unidade do Agreste faz nova campanha de prevenção ao suicídio

O aumento no número de casos de tentativas de suicídio está mobilizando psicólogos e assistentes sociais na Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca. De janeiro a julho deste ano, foram notificados 324 casos, contra 157 o ano passado.
Por conta desse crescimento, os setores de Psicologia e Serviço Social da Unidade do Agreste lançaram uma campanha preventiva, com palestras e orientações, que ocorrem duas vezes na semana.
Os casos de ingestão de medicamentos ocupam o primeiro lugar, com 196 ocorrências registradas em 2016, seguida de envenenamento (87), arma branca (12), arma de fogo (1), afogamento (1) e outros métodos (27). A saída encontrada para reduzir os números foi a realização de uma campanha para alertar os moradores do município sobre a importância de preservar a vida.
A psicóloga Mônica Leal teve a iniciativa de viabilizar a campanha com o apoio do Serviço Social. “Conversar com as pessoas e saber da realidade de cada uma é muito importante, para que seja detectado algum problema familiar, afetivo ou financeiro, que possa levar um indivíduo a uma situação de atitude extrema de tirar a própria vida”, explicou.
Mônica Leal acrescentou que, tanto em homens como em mulheres, as crises conjugais ou separação são os principais motivos que os levam a tentarem o suicídio. Desemprego, dívidas e perda de um ente querido são situações que também, contribuem para um cidadão adotar uma medida radical.
Todas às terças-feiras, as equipes de Psicologia e Serviço Social fazem um trabalho de orientação sobre prevenção contra violência doméstica e, nas quintas-feiras, durante as abordagens, o tema é sobre como prevenir o suicídio. Mônica Leal acredita que o número dos que atentam contra a vida é bem maior que o apresentado pelas estatísticas.
“Em muitos casos, a maioria utiliza métodos mais violentos e morrem antes de receber atendimento médico”, conclui Mônica Leal.
Últimas notícias

Agressores de mulheres podem pagar conta do SUS por gastos com vítima em Maceió
Clayton Santos toma posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados

Estrela conservadora em ascensão surpreende pela altura, reclama de bullying e diz que deseja ser premier britânico

MPAL cobra responsabilidade do CIGRES e alerta sobre riscos na gestão do aterro sanitário no Sertão

Ilumina restabelece iluminação pública em trecho da Avenida Assis Chateaubriand

MPAL cobra responsabilidade do CIGRES e alerta sobre riscos na gestão do aterro sanitário no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
