SMTT realiza curso para Condutor de Veículos de Emergência em Arapiraca
Agentes de Autoridade de Trânsito (AAT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão participando, pela primeira vez, do curso de Condutor de Veículos de Emergência, em parceria com o SEST/SENAT, nas sedes dos dois órgãos, até o próximo dia 28 deste mês, das 8h às 16h30.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos de emergência são os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, inserindo os do Samu.
O artigo 29 no inciso VII estabelece que esses veículos além de terem prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A capacitação dos agentes de trânsito é uma das marcas de trabalho do superintendente Ricardo Teófilo, que buscou parceria com órgãos de educação para o trânsito para incentivar o aperfeiçoamento profissional dos servidores da SMTT.
“É de uma importância muito grande prepararmos os agentes de trânsito para que eles exerçam da melhor forma possível suas atividades e prestem um serviço de melhor qualidade no trânsito de nossa cidade”, afirmou Ricardo Teófilo.
Conteúdo programático
Com carga horária de 50 horas, o curso de CVE tem as disciplinas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito, e Relacionamento Interpessoal.
As aulas são ministradas pelo instrutor do SEST/SENAT, Alexandre Rosa, da unidade do município de São Miguel dos Campos.
"O curso exigido pela legislação é muito importante para que o agente de trânsito exerça sua função melhorando a qualidade do serviço prestado à população, e também se prepare para a prevenção da vida no trânsito", afirmou Alexandre Rosa.
Com três anos de SMTT, convocado no último concurso público, o agente de autoridade de trânsito Fábio Rocha, 34 anos, está aproveitando bem as aulas.
"É um curso necessário para a nossa formação e que será determinante para que possamos conduzir os veículos de emergência com experiência e os cuidados exigidos pela legislação", declarou Rocha.
Para o veterano agente de trânsito Kerlisson de Sousa, 30 anos, com experiência de cinco anos no órgão municipal, o curso é primordial para o aprimoramento profissional.
"O trânsito é um desafio diário e fazer um curso como este é de extrema importância para que possamos saber conduzir um veículo de emergência, respeitando todos os procedimentos exigidos pela legislação", concluiu Sousa.
Últimas notícias
CAPS de Penedo celebra Dia das Mães com acolhimento, autoestima e cuidados para usuárias do serviço
Menina de 9 anos chora ao falar sobre Dia das Mães ao vivo e viraliza
Alvo de críticas, Pilili conquista “geração TikTok” e ganha carinho dos jovens
“Vou escolher o vice que mais facilitar o diálogo com os alagoanos”, diz Renan Filho
Cachorro de rua se emociona ao ouvir que será levado para casa
Incêndio de pequenas proporções é registrado em residência no bairro Novo Horizonte, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
