Saúde

Voluntários fazem parte do grupo IUPI e levam alegria para hospitais de Arapiraca

Por 7 Segundos 24/12/2016 12h12
Voluntários fazem parte do grupo IUPI e levam alegria para hospitais de Arapiraca
Voluntários do projeto IUPI levam alegria para hospitais de Arapiraca - Foto: Josival Meneses

Hoje tem espetáculo em plena véspera de Natal? Tem sim senhor. Ou melhor, teve muita alegria nos hospitais de Arapiraca tanto na Maternidade Nossa Senhora de Fátima (NSF) como no Hospital Regional (HRA) pelo projeto Integrantes da Unidade de Palhaçoterapia Intensiva (IUPI), nesta sábado (24), na Capital do Agreste de Alagoas.

Os 36 integrantes do IUPI se vestiram à carater e fizeram a festa das mães e crianças internadas nos dois hospitais. Como a data é especial a animação foi pra valer, assim como acontece há três anos desde que o grupo se formou e leva alegria para quem está internado.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Ítalo Bruno dos Santos Souza, de 24 anos, afirmou para o Portal 7 Segundos que o trabalho voluntário acontece para levar a ludoterapia levar o bem-estar aos pacientes, acompanhantes e também aos profissionais da saúde.

"Nosso trabalho de certa forma é humanizar o ambiente hospitalar com todo o apoio da direção dos hospitais, que acompanham nosso trabalho", disse Ítalo Bruno.

Na Maternidade Nossa Senhora de Fátima, na Rua Fernandes Lima, no Centro de Arapiraca, o projeto já é realizado lá há três anos, desde que o projeto foi criado.

"Temos todo o apoio da dona Iêda Fernandes, uma das responsáveis pela maternidade, além dos médicos pediatras Cláudio e Wilma que nos dão todo o apoio para realizarmos o trabalho com os pacientes", declarou o coordenador.

Apoio de material

Para realizar a 'festinha' nos hospitais, o grupo tem o apoio de material da direção das unidades de saúde que doam o material utlizado pelos voluntários que chegam com a cara pintada de palhaço, levam bolo e docinhos para serem distribuídos aos pacientes.

Eles também levam instrumentos musicais para momentos de relaxamento na hora dos trabalhos de ludoterapia. Essa brincadeira é levada a sério por todos eles, que realizam plantões a cada quinze dias, no período da tarde das 13h às 16h.

"Hoje realizamos o trabalho durante a manhã por ser véspera de Natal e escolhemos esse horário para deixar os pacientes em harmonia, no clima do Natal. Deu certo, foi maravilhoso", relatou Ítalo Bruno.

No Hospital Regional de Arapiraca, que fica na Rua São Francisco, o projeto é mais recente. Os pacientes de lá estão sendo assistidos pelos voluntários há seis meses. A receptividade da direção e dos pacientes é a melhor possível.

As mães ficaram emocionadas e adoraram a presença dos palhaçoterapeutas nos hospitais. Elas deram depoimentos emocionantes, mesmo sem se identificarem.

"Meu filho estava sem comer e agora ele ficou tão feliz, tão alegre que melhorou muito. Fiquei muito feliz e se acontecesse todos os dias seria maravilhoso", disse uma mãe.

"O projeto é muito legal, bom para as crianças que estão no hospital e para mim foi tudo porque fez a alegria da minha filha", disse outra mulher internada.

Um dos coordenadores do IUPI, Ítalo Bruno, finalizou declarando que todas as pessoaas poderão contribuir na vida com a vida de outras pessoas e tornar o mundo cada vez melhor.

"Precisamos buscar amar o próximo assim como nos ensinamentos de Jesus e que se Deus nos der outra oportunidade de viver em 2017 que sejamos solidário ao próximo para sermos mais feliz e fazer o que não foi feito", concluiu ele.