Após forte terremoto, Chile ordena evacuação de 4 regiões litorâneas

As autoridades chilenas emitiram um alerta de tsunami e determinaram a evacuação de cinco regiões litorâneas após o terremoto de magnitude 7,6 que atingiu a cidade de Quellón, na Isla Grande de Chiloé, no sul do país, neste domingo (25).
As regiões que deverão cumprir a medida são Biobío, La Araucanía, Los Lagos, Los Ríos e Aysén, conforme explicou o diretor regional do Onemi (Escritório Nacional de Emergência) de Los Lagos, Alejandro Vergés, ao canal "TVN". Por enquanto, não há informação sobre vítimas, danos materiais ou suspensão de serviços básicos, exceto o colapso das comunicações que geralmente acontece nestes casos, pela saturação das linhas telefônicas.
O tremor, que durou dois minutos, aconteceu às 11h22 (horário local; 12h22 em Brasília) e, de acordo com o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o epicentro se situou 67 km ao noroeste de Melinka, na região de Aysén, e 2.053 km ao sul de Santiago.
Em entrevista coletiva, o diretor nacional da Onemi, Ricardo Toro, anunciou que nas regiões de Biobío, La Araucanía, Los Ríos y Aysén é obrigatório deixar as áreas de praia. Já em Los Lagos a população deve se dirigir a lugares situados acima dos 30 metros. A evacuação preventiva e obrigatória voltará a ser analisada mais tarde para verificar se o risco ainda persiste.
Moradores da Ilha de Chiloé disseram a jornalistas locais que foi possível sentir um forte tremor que surpreendeu todos no final da manhã de Natal.
Equipes da Defesa Civil, dos Bombeiros e dos Carabineiros se deslocaram às regiões com risco de inundação, para ajudar na saída. Além de pedir calma, as autoridades disseram que a população deve se manter informada pela imprensa e seguir as instruções recebidas.
Últimas notícias

Jovem é flagrado pichando árvore e pista de caminhada em Palmeira dos Índios

Acusado de tráfico de drogas é preso no bairro Clima Bom, parte alta de Maceió

Petrobras terá que pagar R$ 36 milhões por danos ambientais

Homem é preso por porte irregular de arma de fogo no bairro Santos Dumont, em Maceió
PCdoB questiona na Justiça lei que cria dia em homenagem às vítimas do comunismo

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
