Justiça

Otávio Praxedes é o novo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas

Por 7 Segundos com assessoria 06/01/2017 20h08
Otávio Praxedes é o novo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas
Presidente do TJ AL - Foto: Assessoria

O desembargador Otávio Leão Praxedes tomou posse, nesta sexta-feira (6), como presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), para o biênio 2017-2018. Em seu discurso, defendeu a criação de pautas comuns entre os Poderes, visando fortalecer as instituições. O magistrado destacou ainda algumas das ações que pretende implementar até o fim da gestão, como realização de mutirão carcerário, nomeação de magistrados e concurso público para servidores.

    “Cumprirei essa missão com retidão, confiança, dignidade, imparcialidade e justiça, sempre com o objetivo de fortalecer as instituições, o exercício da cidadania e os valores consagrados por nossa sociedade”, destacou Otávio Praxedes durante solenidade no Centro de Convenções.

    Com mais de 30 anos de magistratura, o novo presidente do TJ/AL disse que vai procurar notabilizar a Corte como um local voltado para a coletividade e responsável pela garantia da paz social. “A sociedade deve se orgulhar de seu Tribunal e a conduta ética do julgador deve inspirar confiança, segurança, serenidade, jamais o temor”.

    Segundo o desembargador, o Poder Judiciário tem feito sua parte para a construção de uma sociedade mais justa. “Nossos índices de produtividade são reconhecidos nacionalmente. Dados do Conselho Nacional de Justiça demonstram que o Judiciário de Alagoas possui índice de eficiência destacado no país, com redução da taxa de congestionamento e o menor custo por processo em relação a outros Tribunais”, completou.

    Otávio Praxedes agradeceu aos familiares e colegas desembargadores e disse que assume com muita honra o cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas. “Assumo esse elevado cargo com disposição ímpar em minha vida pessoal e profissional, e o faço unicamente voltado para cumprir as leis e as Constituições deste Estado e da República Federativa do Brasil”.

    A nova cúpula diretiva do TJ/AL também é composta pelos desembargadores Celyrio Adamastor Tenório, vice-presidente, e Paulo Barros da Silva Lima, corregedor-geral da Justiça.

 

Perfil

    Nascido em 26 de novembro de 1952, em União dos Palmares, Otávio Praxedes é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Administração Pública pelo Centro Universitário Cesmac. Possui doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). Ingressou na magistratura em 1986, atuando nas comarcas de Delmiro Gouveia, Porto de Pedras, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Arapiraca e Maceió, quando foi promovido, em 2008, pelo critério de merecimento ao cargo de desembargador do TJ/AL.

Autoridades

    Participaram da solenidade de posse o governador de Alagoas, Renan Filho, o procurador-geral da Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, o deputado estadual Antônio Albuquerque, representando a Assembleia Legislativa, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Alagoas, Fernanda Marinela, o senador Benedito de Lira, a presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juíza Fátima Pirauá, entre outras autoridades.