Arapiraca

Depois de Maceió, Arapiraca é a cidade que mais fecha empresas em Alagoas, diz Juceal

Por 7 Segundos com assessoria 13/01/2017 14h02
Depois de Maceió, Arapiraca é a cidade que mais fecha empresas em Alagoas, diz Juceal
O município de Arapiraca foi o segundo que mais constituiu e que também extinguiu empresas no estado de Alagoas - Foto: Reprodução/ Internet

De acordo com um balanço realizado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) em 2016, o município de Arapiraca foi o segundo que mais fechou empresas no estado de Alagoas, ficando atrás apenas de Maceió. A Juceal é o órgão responsável pelo registro de empresas e pela administração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.

Por outro lado, a abertura de novas empresas também teve seu crescimento. Maceió aparece como a cidade que registrou o maior número de empresas constituídas, um total de 8.993 incrições, representando 47% da totalidade. Já Arapiraca atingiu um número de 1.794. O ranking segue pelos municípios de Rio Largo (571), Palmeira dos Índios (447), Marechal Deodoro (383), São Miguel dos Campos (368), União dos Palmares (313), Delmiro Gouveia (296), Penedo (290) e Coruripe (274).

Entre os municípios em mais empresas foram fechadas, encontra-se a capital alagoana,  em primeiro lugar, com 3.890 baixas. Arapiraca novamente aparece em segundo lugar com 806 empresas extintas, seguidas por Rio Largo (228), Coruripe (161), São Miguel dos Campos (156), Penedo (154), União dos Palmares (147), Marechal Deodoro (146), Palmeira dos Índios (144) e Delmiro Gouveia (141).

Segundo o presidente da Juceal, Carlos Araújo, os estudos servem como uma análise do momento econômico vivido por cada um e podem ser utilizados para elaboração de políticas públicas.

“Com os rankings, conseguimos observar alguns pontos sobre o período atual, além de uma análise baseada em cada região”, destacou.

Observando os 102 municípios, apenas duas cidades apresentaram o mesmo quantitativo de constituição e extinção. Em 2016, Branquinha contou com a abertura e fechamento de 19 empresas, enquanto Olho d’Água Grande apresentou três inscrições e baixas.

Nos dados divulgados, foram analisadas as constituições e as extinções de Números de Identificação do Registro da Empresara (Nire) dentro do banco de dados pertencente à Junta Comercial.