Celebridades

Luís Ernesto Lacombe anuncia férias, mas é dispensado pela Rede Globo

Por Comunique-se 16/01/2017 08h08
Luís Ernesto Lacombe anuncia férias, mas é dispensado pela Rede Globo
Globo não renovou contrato com jornalista - Foto: Reprodução / Internet

“Volto em fevereiro”, disse Luís Ernesto Lacombe na edição de sexta-feira, 13, do `Bom Dia Brasil`, anunciando para o público que entraria em férias, deixando a colega Cris Dias em seu posto pelas próximas semanas. A informação repassada pelo jornalista não se confirmará e ele não retornará à tela da Rede Globo para comandar o conteúdo esportivo do noticiário matinal. Isso porque o site NaTelinha, do UOL, confirmou que a emissora não renovou o contrato com o profissional, que acabou dispensado.

A saída de Lacombe encerra a parceria de 13 anos entre ele e o departamento de jornalismo e esportes da emissora carioca. Ao lado de Glenda Kozlowski e Luciana Ávila, o jornalista fez sua estreia da TV Globo nacional em 2004, completando o trio que conduziu o dominical `Esporte Espetacular`até 2011. Fora da atracão semanal, passou a aparecer na tela do canal nas manhãs de segundas a sextas, já como o responsável por chamar reportagens sobre futebol e outras modalidades no `Bom Dia Brasil`. Além dessa função, integrou a equipe que cobriu os últimos Jogos Olímpicos, realizados no Rio de Janeiro em agosto de 2016, chegando a narrar lutas de judô.

Lacombe estava vinculado ao núcleo esportivo da emissora da tevê aberta desde 2004, mas sua relação com o Grupo Globo é anterior, com ele passando anteriormente pela reportagem local da emissora no Rio de Janeiro e por projetos na GloboNews e no SporTV, ambos da televisão por assinatura. No canal de notícias, fez parte do quadro de apresentadores por seis anos (1997 – 2003). Pelos lados do “canal campeão”, o jornalista teve a oportunidade de ser o editor-executivo e apresentador do `Supervolley`, o que durou apenas meses — com ele migrando para o `Esporte Espetacular`.

Antes do Grupo Globo, Lacombe construiu carreira em outras empresas televisivas. Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas Helio Alonso (Facha), começou como estagiário da TV Bandeirantes no Rio de Janeiro em 1988, onde, após a efetivação, atuou como repórter e âncora. Depois, foi contratado pela hoje extinta TV Manchete, casa em que atuou como repórter, editor e apresentador. A última experiência antes de se tornar um funcionário “global” foi trabalhar por cinco anos (1992 – 1997) na RBS TV de Santa Catarina.

Jornalista-escritor
Luís Ernesto Lacombe deixa a Rede Globo no momento em que apresenta ao mercado editorial seu mais novo livro, intitulado Cartas de Elise – uma história brasileira sobre o nazismo, publicado pela Tinta Negra e lançado em dezembro de 2016. A obra gira em torno de uma história real: as correspondências que a bisavó do jornalista, que vivia na Alemanha controlada pelo ditador Adolf Hitler, enviava para o filho que conseguiu fugir para o Brasil. Além desse, Lacombe é autor de outros três livros.