Seca obriga município a decretar estado de calamidade pública por 90 dias
A estiagem e o baixo índice de água nas barragens, açudes e mananciais, fizeram com que o município de São Sebastião decretasse estado de calamidade pública por, no mínimo, 90 dias, a partir de hoje (16), data de publicação do decreto no Diário Oficial do Estado (DOE). A estiagem tem provocado também um grave desequilíbrio hidrológico, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE).
Segundo a publicação, o baixo nível de chuva tem afetado negativamente a economia da cidade, onde a maioria das pessoas sobrevive da agricultura de subsistência.
Com o estado de calamidade pública decretado, as autoridades administrativas e os agentes da Defesa Civil podem usar propriedade particular para ações que visem solucionar o problema da estiagem. O proprietário será indenizado logo após, caso haja algum dano.
Quanto à Defesa Civil ou autoridade administrativa, será responsabilizada caso não cumpra com as obrigações para solucionar o problema e garantir a segurança integral da população.
Por causa do decreto, os órgãos não são obrigados a passar por licitação para contratar bens e serviços que sejam necessários para solucionar ou amenizar o estado de calamidade. No entanto, as ações precisam ser concluídas no prazo de 180 dias consecutivos, contando a partir de hoje.
O decreto entra em vigor nesta segunda-feira, data de publicação, e vale para 90 dias, podendo ser prorrogado até 180 dias.
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
