Arapiraca vai ganhar mais duas escolas de tempo integral em 2017
Em fevereiro do ano passado, o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, reinauguraram a Escola Isaura Antônia Lisboa, localizada no bairro Baixão, e que recebeu investimentos do governo estadual para ampliação de suas instalações e oferta do modelo de ensino integral e cursos profissionalizantes de hospedagem, agronegócios e eventos.
A unidade educacional também foi contemplada com uma moderna quadra poliesportiva.
Agora, o projeto avança para as escolas Lions e Senador Rui Palmeira (Premem), que serão transformadas em escolas de tempo integral.
De acordo com o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, para este ano de 2017 o governo vai ofertar cinco mil vagas na rede pública estadual de ensino, e o município de Arapiraca inicia o ano letivo 2017 com 15 unidades de ensino da rede estadual.
Dentre estas, a meta é para três unidades ofertarem o Ensino Médio Integral, onde, além da jornada ampliada, o aluno terá uma formação educacional mais abrangente: Escola Isaura Antônia de Lisboa, no bairro Baixão; Lions Clube, no bairro Jardim Tropical e Senador Rui Palmeira (Premen), no bairro Capiatã.
Nestas três unidades, a estimativa é que cerca de 480 vagas sejam ofertadas para as turmas de 1ª série do Ensino Médio Integral.
Luciano Barbosa salienta que a educação na rede pública continua apresentando avanços e que as estratégias montadas pelo Governo do Estado, com a implantação do Programa Alagoano de Ensino Integral, estão começando a surtir efeito.
“No ano de 2015, houve várias intervenções que prosseguiram em 2016. Uma delas foi colocar as escolas em tempo integral, quando nós tínhamos apenas uma escola e atualmente temos 14 espalhadas pelo Estado”, destaca.
Com o sucesso do programa, a previsão é que a Seduc implante, até o final da gestão do atual governo, o ensino integral em mais de 50 unidades de ensino da rede pública estadual.
Luciano Barbosa afirma que a formação e valorização dos professores estão sendo executadas, mas que o processo de ensino e aprendizagem não depende só desses profissionais, mas do interesse dos alunos e do apoio recebido pela família.
“Para nós, é muito importante começarmos o ano letivo 2017 com três escolas de Ensino Integral em Arapiraca e que atenderão diferentes pontos da cidade. No caso da Escola Lions, a unidade também está passando por reformas para se adequar a esta nova realidade, o que inclui, dentre outros serviços, a construção da quadra esportiva”, conta a gerente da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), Luzia da Conceição.
Além das unidades de Ensino Integral, o município ainda terá 160 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na Escola Pedro de França Reis. Neste caso, o estudante vai cursar o Ensino Médio integrado aos cursos de Ludoteca ou Secretário Escolar, mas, ao contrário do Ensino Integral, não terá jornada ampliada.
Últimas notícias
Prefeitura de Arapiraca decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (21)
Caio Bebeto parabeniza Prefeitura por ações rápidas em demandas da Levada e do Mercado da Produção
Polícia prende suspeito por homicídio brutal em Pão de Açúcar
Arthur Lira garante obra que transforma o acesso à zona rural de Porto Real do Colégio
Polícia inicia investigação do caso de envenenamento com três vítimas em Penedo
Operação prende 11 suspeitos de integrar facção Comando Vermelho em Maceió e região
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
