Arapiraca vai ganhar mais duas escolas de tempo integral em 2017
Em fevereiro do ano passado, o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, reinauguraram a Escola Isaura Antônia Lisboa, localizada no bairro Baixão, e que recebeu investimentos do governo estadual para ampliação de suas instalações e oferta do modelo de ensino integral e cursos profissionalizantes de hospedagem, agronegócios e eventos.
A unidade educacional também foi contemplada com uma moderna quadra poliesportiva.
Agora, o projeto avança para as escolas Lions e Senador Rui Palmeira (Premem), que serão transformadas em escolas de tempo integral.
De acordo com o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, para este ano de 2017 o governo vai ofertar cinco mil vagas na rede pública estadual de ensino, e o município de Arapiraca inicia o ano letivo 2017 com 15 unidades de ensino da rede estadual.
Dentre estas, a meta é para três unidades ofertarem o Ensino Médio Integral, onde, além da jornada ampliada, o aluno terá uma formação educacional mais abrangente: Escola Isaura Antônia de Lisboa, no bairro Baixão; Lions Clube, no bairro Jardim Tropical e Senador Rui Palmeira (Premen), no bairro Capiatã.
Nestas três unidades, a estimativa é que cerca de 480 vagas sejam ofertadas para as turmas de 1ª série do Ensino Médio Integral.
Luciano Barbosa salienta que a educação na rede pública continua apresentando avanços e que as estratégias montadas pelo Governo do Estado, com a implantação do Programa Alagoano de Ensino Integral, estão começando a surtir efeito.
“No ano de 2015, houve várias intervenções que prosseguiram em 2016. Uma delas foi colocar as escolas em tempo integral, quando nós tínhamos apenas uma escola e atualmente temos 14 espalhadas pelo Estado”, destaca.
Com o sucesso do programa, a previsão é que a Seduc implante, até o final da gestão do atual governo, o ensino integral em mais de 50 unidades de ensino da rede pública estadual.
Luciano Barbosa afirma que a formação e valorização dos professores estão sendo executadas, mas que o processo de ensino e aprendizagem não depende só desses profissionais, mas do interesse dos alunos e do apoio recebido pela família.
“Para nós, é muito importante começarmos o ano letivo 2017 com três escolas de Ensino Integral em Arapiraca e que atenderão diferentes pontos da cidade. No caso da Escola Lions, a unidade também está passando por reformas para se adequar a esta nova realidade, o que inclui, dentre outros serviços, a construção da quadra esportiva”, conta a gerente da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), Luzia da Conceição.
Além das unidades de Ensino Integral, o município ainda terá 160 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na Escola Pedro de França Reis. Neste caso, o estudante vai cursar o Ensino Médio integrado aos cursos de Ludoteca ou Secretário Escolar, mas, ao contrário do Ensino Integral, não terá jornada ampliada.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
