Educação

Arapiraca vai ganhar mais duas escolas de tempo integral em 2017

Por Assessoria 20/01/2017 08h08
Arapiraca vai ganhar mais  duas escolas de tempo integral em 2017
Escola estadual Senador Rui Palmeira será transformada em tempo integral - Foto: Reprodução / Internet

Em fevereiro do ano passado, o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, reinauguraram a Escola Isaura Antônia Lisboa, localizada no bairro Baixão, e que recebeu investimentos do governo estadual para ampliação de suas instalações e oferta do modelo de ensino integral e cursos profissionalizantes de hospedagem, agronegócios e eventos.

A unidade educacional também foi contemplada com uma moderna quadra poliesportiva.

Agora, o projeto avança para as escolas Lions e Senador Rui Palmeira (Premem), que serão transformadas em escolas de tempo integral.

De acordo com o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, para este ano de 2017 o governo vai ofertar cinco mil vagas na rede pública estadual de ensino, e o município de Arapiraca inicia o ano letivo 2017 com 15 unidades de ensino da rede estadual.

Dentre estas, a meta é para três unidades ofertarem o Ensino Médio Integral, onde, além da jornada ampliada, o aluno terá uma formação educacional mais abrangente: Escola Isaura Antônia de Lisboa, no bairro Baixão; Lions Clube, no bairro Jardim Tropical e Senador Rui Palmeira (Premen), no bairro Capiatã.

Nestas três unidades, a estimativa é que cerca de 480 vagas sejam ofertadas para as turmas de 1ª série do Ensino Médio Integral.

Luciano Barbosa salienta que a educação na rede pública continua apresentando avanços e que as estratégias montadas pelo Governo do Estado, com a implantação do Programa Alagoano de Ensino Integral, estão começando a surtir efeito.

“No ano de 2015, houve várias intervenções que prosseguiram em 2016. Uma delas foi colocar as escolas em tempo integral, quando nós tínhamos apenas uma escola e atualmente temos 14 espalhadas pelo Estado”, destaca.

Com o sucesso do programa, a previsão é que a Seduc implante, até o final da gestão do atual governo, o ensino integral em mais de 50 unidades de ensino da rede pública estadual. 

Luciano Barbosa afirma que a formação e valorização dos professores estão sendo executadas, mas que o processo de ensino e aprendizagem não depende só desses profissionais, mas do interesse dos alunos e do apoio recebido pela família.

“Para nós, é muito importante começarmos o ano letivo 2017 com três escolas de Ensino Integral em Arapiraca e que atenderão diferentes pontos da cidade. No caso da Escola Lions, a unidade também está passando por reformas para se adequar a esta nova realidade, o que inclui, dentre outros serviços, a construção da quadra esportiva”, conta a gerente da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), Luzia da Conceição.

Além das unidades de Ensino Integral, o município ainda terá 160 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na Escola Pedro de França Reis. Neste caso, o estudante vai cursar o Ensino Médio integrado aos cursos de Ludoteca ou Secretário Escolar, mas, ao contrário do Ensino Integral, não terá jornada ampliada.