Curso para peritos judiciais acontece neste fim de semana em Arapiraca; confira vagas
Arapiraca sedia neste fim de semana o curso de Perícia Judicial, destinado a diversos profissionais do ensino superior, com o oferecimento de 40 vagas a turma. As aulas serão ministradas no sábado (28) e domingo (29), das 9h às 18h, pelo professor e representante regional do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais (CONPEJ), Marcus Pacobahyba, que também é Piloto de Linha Aérea.
Profissionais das áreas de medicina, engenharia, arquitetura, contabilidade, administração, odontologia, ou de qualquer área do ensino superior, podem se inscrever ao curso, que terá aulas práticas e teóricas.
Ao término do curso, os participantes ganharão a filiação ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil; primeira anuidade do Conselho; inclusão no banco de consultas do site do CONPEJ; carteira associativa, e o certificado de conclusão do curso.
Confira o conteúdo programático e mais detalhes aqui.
O Perito Judicial é o auxiliador da Justiça, nomeado pelo Juiz. O Perito é chamado pela Justiça para dar pareceres técnicos em processos judiciais (consiste em exame, vistoria e avaliação), nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O parecer técnico é dado através de um laudo escrito, que será assinado pelo perito. O laudo passa ser uma das peças que compõem um processo judicial. Assim, o produto final do perito é o laudo técnico.
Segundo o CONPEJ - criado no ano de 2002 para organizar a atividade profissional em âmbito Nacional e regulamentar a profissão junto aos órgãos competentes-, para atuar como perito judicial não é necessário prestar concurso público.
Podem ser Peritos: os aposentados, profissionais liberais, empregados de empresas em geral, desde que suas profissões sejam regulamentadas por lei, como: engenheiros, arquitetos, contadores, administradores, médicos, psicólogos, dentistas e etc.
Um perito pode chegar a ganhar em uma só perícia, dependendo do caso e da complexidade exigida, mais de R$ 5.000,00.
Existem cursos que tornam o profissional apto a praticar a atividade pericial, o próprio Conpej possui mais de 10 cursos regulares em diversas áreas de Perícias.
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
