MEC prorroga inscrições no Sisu até domingo
O Ministério da Educação (MEC) informou que vai prorrogar o prazo das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até domingo, 29. O prazo iria encerrar nesta sexta-feira, 27, mas muitos candidatos relatavam dificuldades em efetuar a inscrição.
O Sisu é utilizado para selecionar candidatos para 238.397 vagas de graduação em 131 instituições públicas, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O sistema foi aberto na terça-feira, 24, e, desde então, muitos candidatos reclamavam não conseguir acessá-lo.
"Em atenção aos estudantes, que manifestaram o pedido, e em virtude das dificuldades de acesso ao Sisu nos primeiros dias, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrições em 48 horas", disse em nota.
As inscrições seguem até as 23h59 do domingo. O resultado está mantido para a segunda-feira, 30.
Ocupações
A segunda aplicação do Enem ocorreu em dezembro após o exame ser adiado em escolas que estavam ocupadas na data oficial do exame, em 5 e 6 de novembro. A nova prova foi aplicada em 166 municípios para 277.624 pessoas.
Os estudantes ocuparam os prédios escolares em protesto contra Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um teto para os gastos públicos, incluindo saúde e educação, e a proposta de reforma do ensino médio, entre outros pontos.
Segundo a pasta, foi identificado que cerca de 700 candidatos tinham notas na base de dados do Enem que registravam participação na primeira e na segunda aplicação do Exame. "As inconsistências encontradas no sistema, que dificultavam o acesso de candidatos das primeira e segunda aplicações, foram sanadas", informou o ministério.
O MEC informou que até as 18h desta quinta-feira, foram registrados mais de 2 milhões de inscritos e 4 milhões de inscrições - cada candidato pode escolher até duas opções de curso. "O único critério para a aprovação é a nota do Enem. Não importa o dia que o candidato faça a inscrição", assegurou o ministério.
Recomendação
Nesta quinta-feira, 26, o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) já havia recomendado ao MEC que prorroguasse o prazo de inscrições por igual período ao tempo em que o site esteve indisponível.
A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Elisandra de Olímpio, deu prazo de 24 horas para que o MEC envie informações quanto ao atendimento da recomendação. Para ela, a medida visa evitar prejuízos aos candidatos que não conseguiram acessar o site quando as inscrições começaram.
“Considerando que o Sisu, na atualidade, é utilizado como critério de seleção para diversas instituições de ensino superior, em especial as universidades federais, sendo, inclusive, utilizado como critério substitutivo ao vestibular, e que o MEC, quando consultado, disse que está adotando medidas para solucionar o problema de acesso ao sistema, mas sem notícias sobre a prorrogação do prazo, entendemos por bem enviar a recomendação para que ninguém saia prejudicado”, disse a procuradora.
Últimas notícias
Prefeitura divulga programação completa para o Girau Folia 2026
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
