Litoral Sul de Alagoas tem as melhores praias para banho
Além das belas paisagens, com águas cristalinas e areias brancas, todas as praias que vão da Massagueira até a divisa de Alagoas com Sergipe, em Piaçabuçu, apresentaram bons índices de balneabilidade nas últimas oito análises realizadas pelo Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL).
As coletas das amostras de água são feitas pelo laboratório semanalmente, conforme o que recomenda a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), em 63 pontos da costa alagoana, abrangendo 15 municípios litorâneos situados em três regiões geográficas do Estado.
Sul
No Litoral Sul, praias como Francês, Gunga e Barra de São Miguel, que são bastante frenquentadas por banhistas durante o verão, não são as únicas que apresentam bons índices. Entre as melhores existem ainda aquelas pouco exploradas, como Miai de Baixo e Miai de Cima, Lagoa Azeda e Praia do Saco.
Capital
Os resultados de balneabilidade nas praias urbanas de Maceió, como Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara, variam no decorrer das semanas. Na praia de Ponta Verde, por exemplo, os resultados das últimas três semanas apontaram alguns pontos analisado como próprios, pelo menos no local que fica entre as ruas General Dr. João Saleiro Pitão e Dr. Rubens Canuto.
Na Pajuçara, o ponto localizado na Avenida Dr. Antônio Gouveia (interseção com a rua Júlio Plech Filho), apresentou bons índices nas últimas seis semanas. Entretanto, outro ponto monitorado que fica na mesma avenida e que faz interseção com a rua João Carneiros, deu impróprio para banho na última análise.
Ainda em Maceió, praias pouco frequentadas, como Ipioca, apresentaram excelentes índices de balneabilidade nos últimos dois meses. Outras mais visitadas como Guaxuma, Jacarecica e Mirante também os pontos analisados considerados próprios para banho nesse mesmo período.
Norte
No Litoral Norte, os melhores locais apontados nas últimas oito análises estão nas praias de Paripueira, Sonho Verde, Barra de Santo Antônio, Maré Mansa, Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Ponta de Mangue. A maior quantidade de praias ruins nessa região aparece no município de Maragogi. “Há muita influência das fozes dos rios Salgado, Persinunga e Maragogi”, comentou Manoel Messias, gerente do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA.
O levantamento feito pelo IMA abrange os município Piaçabuçu, Feliz Deserto, Coruripe, Jequiá da Praia, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto da Rua, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.
Análises
Em Janeiro de 2016, após um período de reformas e mudanças, as análises do Laboratório do IMA passaram a considerar não a quantidade de coliformes fecais encontrada, mas sim a presença da bactéria Escherichia coli (E.coli) nas amostras coletadas.
Para a E.coli, a resolução 274/2000 do Conama considera praias próprias para banho quando em 80% do conjunto de amostras, colhidas no mesmo no local, não exceder o limite de 800 NMP (Número Mais Provável) em cada 100mL de água.
A E.coli é uma bactéria presente no trato intestinal de animais de sangue quente, considerada patógeno, ou transmissora de doenças. Segundo Manuel Messias, “o método é mais eficaz e dá um resultado mais preciso sobre os níveis de contaminação de cada ponto”.
Os resultados completos da balneabilidade das praias de Alagoas estão disponíveis no site ima.al.gov.br.
Últimas notícias
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
