Bancada federal discute efeitos da estiagem em Alagoas com o presidente da Asplana
A bancada federal alagoana discutiu, na manhã desta quarta-feira (01), com o presidente da Associação dos Plantadores de Cana de Açúcar (Asplana), Edgar Filho, os efeitos da forte estiagem que há 06 anos castiga Alagoas e está provocando perdas no setor sucroalcooleiro. Estiveram reunidos, no gabinete do deputado Rolando Lessa (PDT), Rosinha da Adefal (PT do B) e Givaldo Carimbão (PHS). Durante o encontro, foi sugerido garantir que os recursos da lei do subsídio que tiveram perdas em razão da seca.
“Alagoas vive um grande problema nos últimos anos, em relação a produção da caba de açúcar. Obviamente não tem como competir com o Sul do país. E quando chega nos pequenos produtores esse é o grande problema. A bancada federal de Alagoas e eu em particular, fui relator da lei que garantiu o subsídio da cana de açúcar para Alagoas. A Câmara dos Deputados aprovou, o senado federal votou, sancionou e o Michel Temer, no final do ano passado e no começo deste ano não efetuou o pagamento da subvenção.
De acordo com o parlamentar, Alagoas está vivendo uma das mais fortes secas na história. A estiagem de 2016 foi uma coisa impressionante. “Nós estávamos esperando a trovoada de janeiro que não chegou. Tudo está se perdendo nas lavouras. Os coqueiros da Região Sul estão morrendo. A cana de açúcar não está conseguindo produzir a sacarose. Esse subsídio é fundamental para o setor agrícola do nosso estado. A economia vai mal e imagine em Alagoas. Para os produtores de cana de açúcar não é diferente. É mais do que justo que se faça. Havia uma corrente que defendia um empréstimo. Pagar com que? A solução tem que ser o subsídio”, acrescentou Carimbão.
Segundo Edgar Filho, presidente da Asplana, nós viemos buscar soluções para os produtores de cana de açúcar. Os argumentos são favoráveis para liberar o apoio financeiro para os fornecedores. A subvenção é uma equalização, para equilibrar os custos da Região Sul, que é totalmente diferente, principalmente agora, com a questão climática e fica praticamente se produzir no Nordeste sem a subvenção.
“Nós estamos preocupados com a seca que está castigando o Estado de Alagoas, principalmente na área canavieira. Viemos hoje pedir ao líder da bancada alagoana, o deputado federal Ronaldo Lessa, para nos reunir e encontrar alguma solução para o problema da seca que atinge a área canavieira. O mês de janeiro deste ano foi um dos mais secos da história. Viemos solicitar alguma solução, principalmente a subvenção, que é o nosso pleito antigo, que já foi aprovado em 2016 pela Câmara Federal e no Senado. Encontramos hoje, um apoio muito forte da bancada alagoana, que está engajada. Acredito que na próxima semana, teremos uma resposta positiva, disse.
Ronaldo Lessa, líder da bancada alagoana reuniu-se com o presidente da Asplana para tratar da crise no setor sucroalcooleiro no nosso estado.“A direção da Asplana e seus diretores fez um relato da situação da produção da cana de açúcar em Alagoas e apresentou caminhos e sugestões para que a bancada possa contribuir e apresentar soluções emergenciais. Iremos buscar que a subvenção que foi aprovada em 2016 para os fornecedores de cana, que a grande maioria são pequenos produtores, abaixo de 10 mil toneladas de cana, que possa ser paga. O senado aprovou, a câmara aprovou e a ex-presidente Dilma Rousseff sancionou e possa ser paga. A nossa ideia é fazer uma reunião com o senado para que a gente possa reunir forças e depois com todos os produtores do Nordeste e irmos ao presidente da República e socorrer imediatamente esses fornecedores que o quadro é nevrálgico”, revelou.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
