Empresa de correios dos EUA demonstra entrega por drone
A nova ambição de companhias de logística como FedEx e UPS é fazer um marketing especial com entregas por drones. Mas o que acontece quando uma demonstração não sai como o planejado? A UPS sabe, já que recentemente eles bateram um drone de entrega na frente de diversos repórteres.
Batizado de “The HorseFly”, o novo drone da UPS se conecta com uma versão híbrida dos caminhões icônicos da companhia. O processo em si é bem legal. Quando o drone está conectado, ele fica carregando para que possa realizar um rápido passeio até a porta da casa do cliente. O motorista da UPS precisa apenas colocar um pequeno pacote (de até 4,5 quilos) em uma gaiola enquanto o drone estiver anexado ao caminhão. A partir daí, o teto do veículo desliza para trás como se estivéssemos numa cena de Star Wars, e o HorseFly voa por alguns metros para entregar o pacote.
Tudo isso soa muito legal – até algo dar errado. Sarah Perez e Lora Kolodny do TechCrunch estavam na demonstração realizada numa fazenda de amora em Tampa, na Flórida, e deixaram esse detalhe no finalzinho da reportagem:
Durante uma segunda demonstração, não-oficial, do HorseFly na segunda-feira, algum tipo de interferência – possivelmente da transmissão das câmeras dos repórteres – causou um problema no compasso do drone. O dispositivo abortou a decolagem, tentou pousar em cima do teto do caminhão, caiu para o lado e foi quase esmagado pela tampa do veículo que ainda estava fechando.
“Nunca vimos isso antes”, disse Burns, sobre o problema. O caso é decepcionante por algumas razões. Mesmo que o acidente não tenha arrancado a cabeça de ninguém, a ideia de que novos tipos de interferência de rádio possam atrapalhar o voo dos drones significa que a UPS vai precisar trabalhar muito mais antes de deixar essas coisas voarem em público.
E de um ponto de vista mais amplo, é possível que um sistema abrangente de entrega de drones seja impossível, já que a comunicação sem fio tende a ficar cada vez mais complexa conforme a Federal Communications Commission – espécie de Anatel dos EUA – abre o espectro e o ar fica lotado com o ondas de rádio de novos gadgets. Se companhias milionárias não conseguem nem descobrir como fazer fones de ouvido sem fio funcionarem perfeitamente, a ideia dos drones é ainda mais complicada.
Nós meio que já esperávamos por isso. A Amazon basicamente simulou sua primeira demonstração de entrega por drones ao decolar com um pacote super leve e viajar apenas alguns metros numa região remota da Inglaterra. A UPS, pelo menos, conseguiu fazer uma demonstração em condições mais realísticas, mas acabou não funcionando como esperavam.
Últimas notícias
Óleo na pista deixa trânsito lento e provoca acidentes na Avenida Pierre Chalita
Polícia conclui investigação sobre morte de policiais dentro de viatura no Sertão de AL
Colisão entre caminhão e carro deixa homem ferido no município de Satuba
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Confira os números da Lotofácil 3712 sorteados nesta terça (16/6)
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
