Especialista em segurança dá dicas para empresários e foliões curtirem carnaval
Se você, leitor, deseja ter um carnaval mais tranquilo o 7 Segundos preparou uma matéria exclusiva com o consultor da empresa Defesa Estratégica, Cristiano Damasio, que esclareceu duvidas de internautas e alertou empresários a adotarem medidas de segurança a serem tomadas em datas festivas e períodos de recesso.
Segundo o consultor, grande parte da população conta os dias para descansar ou mesmo cair na folia e esquecem de tomar atitudes que podem ser decisivas e salvam até vidas. “um planejamento durante este período trará maior tranquilidade e segurança”, destacou.
Confira as dicas de segurança a seguir:
Se for viajar, é imprescindível informar a parentes mais próximos o período de ausência para que os familiares chequem a residência em horários esporádicos, preferencialmente no início do dia, final da tarde e meio da noite.
Não deixar luzes acesas no período de ausência. Esta luz pode transformar em indicador para criminosos.
Se possuir sistema de circuito fechado de televisão (CFTV), é recomendável entrar em contato com o responsável pela instalação e ficar atento as manutenções do sistema de monitoramento. Pode ser solicitado junto a empresa o monitoramento online enquanto estiver ausente da residência.
Se tiver filhos, não esquecer de colocar pulseiras com identificação nas crianças
Leve para festa xerox de documento, bom exemplo é a identidade e caso tenha, cartão do plano de saúde;
Levar somente a estimativa de dinheiro que for utilizar. Cartão de crédito e cheques não são recomendados;
Cuidados com seus aparelhos eletrônicos e smartphones, caso venha utilizar, faça uma pequena analise ao seu redor, registre sua foto e guarde o aparelho consigo em local seguro;
Joias, relógios e outros acessórios de valor não são recomendados durante a folia, pois alerta a atenção de cidadãos infratores.
Caso faça ingestão de bebidas alcoólicas, utilizar do transporte público ou táxis;
Segurança para empresas
O gestor de segurança da empresa contratante deverá solicitar a empresa prestadora do serviço de segurança, o plano de segurança que será utilizado durante o carnaval.
Solicitar relatórios diários de como está a situação da segurança na empresa.
Verificar se os equipamentos de segurança eletrônica estão funcionando cerca elétrica, alarmes, câmeras e realizar testes em sistemas de alarmes. Em caso de recesso, deixar um responsável pelo acompanhamento de ocorrências.