Carros pipas bloqueiam ponto de abastecimento de água em Pariconha
Como adiantado pelo 7 Segundos, os pipeiros cumpriram o que prometeram e bloquearam, desde o inicio da manhã desta segunda-feira (06), o manancial de água no Canal do Sertão do município de Pariconha, Sertão de Alagoas. Os motoristas dos carros pipas colocaram os veículos impedindo o acesso ao manancial, prejudicando assim o abastecimento de água dos municípios do alto Sertão.
O bloqueio do manancial de Pariconha deixa, a princípio, dez municípios do alto Sertão sem abastecimento com carro pipa. Segundo os representantes dos pipeiros, cerca de 60 mil pessoas ficam sem água para suas necessidades de sobrevivência.
Os pipeiros disseram que ainda esta semana serão bloqueados os mananciais de abastecimento do Agreste, localizados no distrito de Pé Leve, em Limoeiro de Anadia, e em Pão de Açúcar, atingindo assim os 45 municípios que estão em situação de emergência devido à seca. Com o bloqueio desse outros dois pontos de abastecimento, cerca de 500 mil pessoas ficarão sem abastecimento de água.
Causa
Segundo eles, os atrasos nos pagamentos chegam até quatro meses, por parte do Governo Federal, o que tem impossibilitado de saldarem os compromissos de manutenção dos veículos como combustível e motoristas.
Os representantes dos pipeiros disseram, ainda, que toda semana os militares do exercito, responsáveis pela Operação Carro Pipa em Alagoas, prometem que o pagamento vai sair remediando o problema, mas a promessa não se concretiza, fato que está até mesmo desacreditando o exercito, que não teria culpa, já que não força política de pressionar o Governo Federal a repassar os recursos para o pagamento.