Quantidade de cesáreas cai pela primeira vez no Brasil desde 2010
O número de cesarianas apresentou queda no Brasil pela primeira vez desde 2010, ano em que as cesáreas passaram a ser realizadas com mais frequência que os partos normais. Dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Ministério da Saúde apontam queda do procedimento de 1,5 ponto percentual em 2015 --e os números preliminares de 2016 apresentam a mesma tendência.
Dos 3 milhões de partos feitos no Brasil em 2015, 55,5% foram cesáreas e 44,5%, normais. Os números mostram ainda que, considerando apenas a rede pública, o percentual de normais permanece maior --59,8% ante 40,2% de cesarianas.
O Ministério da Saúde comemorou os dados. Em 2015, o país havia sido apontado pela Organização Mundial de Saúde como um exemplo negativo de "cultura de cesárea" no mundo e se avaliava que a prática se tornou "uma epidemia". Nesta semana, o ministério avançou em regras para reduzir a violência obstétrica, conscientizar mulheres e estimular o parto normal.
Para o governo, a mudança na curva ascendente de cesarianas foi possível com a implementação da Rede Cegonha e investimentos em 15 centros de parto normal, além da qualificação das maternidades de alto risco e de ações da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) com as operadoras de planos de saúde.
Na mesma linha, o ministério anunciou a capacitação de profissionais de saúde em 86 hospitais-escola do Brasil, responsáveis por mais de mil partos por ano, para estimular o conhecimento sobre o parto normal entre os futuros médicos.
Para o obstetra José Guilherme Cecatti, pesquisador da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que investiga cesáreas desnecessárias, a queda era esperada.
"Com todo o esforço já há alguns anos do Ministério da Saúde, das universidades e das mulheres - por um retorno a valores mais tradicionais com relação ao parto e pela sua humanização -, era de se esperar que uma hora isso começasse a virar", disse. "Há um movimento internacional nesse sentido (de estímulo ao parto normal)."
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
