Casal realiza análise para comprovar qualidade da água consumida em cidade do Baixo São Francisco

Após a infestação dos vermes aquáticos, técnicos da Gerência de Qualidade do Produto (Geqpro), da Companhia de Saneamento de Alagoas – Casal, analisaram uma amostra da água captada em Penedo e assim, concluíram que ela está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde para o consumo humano.
A análise do órgão mostra que mesmo após a infestação dos vermes aquáticos que apareceram no rio São Francisco, exatamente na região onde ocorre a captação para abastecimento da cidade de Penedo, a qualidade da água permanece dentro da normalidade.
A celeridade na análise e exatidão no laudo só foram possíveis porque a Casal adquiriu um equipamento chamado cromatógrafo de íons de dupla coluna, considerado o que há de mais moderno em tecnologia para análise da qualidade da água. O investimento no equipamento foi de quase R$ 150 mil.
De acordo com o SAAE e a Casal, a população ribeirinha pode continuar consumindo a água tranquilamente pois os vermes em nada alteraram sua qualidade.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Prefeito de Feira Grande garante avanços na educação com a repactuação e retomada de creches](https://img.7segundos.com.br/t6Kn6P7oA84iDgR9yYdtU6cP1gs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-17-as-070443.png)
[Vídeo] Prefeito de Feira Grande garante avanços na educação com a repactuação e retomada de creches
![[Vídeo] Suposto líder de facção suspeito de envolvimento no desaparecimento de Kelly Kethyn é preso na Bahia](https://img.7segundos.com.br/-laUHg1kycXGc6Hr2L-KD-wKthM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-17-as-065848.png)
[Vídeo] Suposto líder de facção suspeito de envolvimento no desaparecimento de Kelly Kethyn é preso na Bahia

Homem é preso após ameaçar 'beber o sangue' da ex-companheira em Arapiraca

Homem consegue fugir por mata durante cumprimento e mandado judicial em Arapiraca

Falta de profissionais impede atendimento a milhares de crianças com deficiência em Maceió

Jovem de 17 anos é vítima de estupro em Arapiraca e padrasto é preso suspeito do crime
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
