Moradores estão assustados com invasão de escorpiões nas residências em Arapiraca
O acúmulo de madeiras para comercialização em um estabelecimento comercial na Rua Estudante Luis Carlos de Aguiar, no bairro Eldorado, em Arapiraca, está provocando uma invasão de escorpiões nas residências e os moradores estão assustados com a situação.
A maior preoocupação é por parte das pessoas idosas que moram no bairro. O aposentado Noé de Lima foi picado, pela primeira vez, dentro de casa. Ele disse que o escorpião estava dentro da pia de lavar pratos.
"Fui lavar os pratos e o escorpião estava dentro da bacia de lavar pratos e senti a picada e quando reparei eu vi o escorpião dentro da pia", relatou o aposentado.
Seu Noé de Lima disse que uma vizinha já pisou em um escorpião e por pouco não foi picada. Ele disse à reportagem do Portal 7 Segundos que o bairro está infestado pelos insetos, depois da madeira que está acumulada na calçada do estabelecimento.
O aposentado disse que os moradores estão matando os escorpiões que aparecem nas residências. A equipe do 7 Segundos tentou falar com o proprietário do estabelecimento que vende a madeira, mas ele não foi localizado.
Assista à matéria sobre a invasão de escorpiões no bairro Eldorado, em Arapiraca:
O que fazer em caso de picada de escorpião
A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte.
Os primeiros socorros são:
1 - Lavar o local da picada com água e sabão;
2 - Manter o local da picada voltado para cima;
3 - Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
4 - Beber bastante água;
5 - Ir o mais rapido possível a um pronto-socorro ou ligar para o Samu 192.
Os tipos de escorpião mais perigosos são o escorpião amarelo, marrom, amarelo do nordeste e escorpião preto da Amazônia, mas a gravidade do quadro depende, também, da quantidade de veneno que foi injetada e da imunidade de cada pessoa.
Principais sintomas da picada
Os sintomas da picada de escorpião são dor e inflamação no local da picada, com vermelhidão, inchaço e calor local que dura de algumas horas até 2 dias, mas, em casos podem acontecer sintomas mais graves, como:
Enjoo e vômitos;
Tontura;
Dor de cabeça;
Tremor e espasmos musculares;
Suor;
Palidez;
Sonolência ou agitação
Pressão baixa ou pressão alta;
Batimentos cardíacos acelerados ou fracos;
Falta de ar.
Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar até arritmias e parada cardíaca, que podem levar a morte, se a pessoa não for rapidamente atendida e tratada.