Feriados nacionais podem ocorrer sempre às segundas-feiras, saiba como
A Comissão de Educação (CE) do Senado deverá examinar na próxima terça-feira (23), em caráter terminativo (sem a necessidade de votação no plenário), o Projeto de Lei (PLS 389/2016), que propõe a transferência de feriados nacionais para as segundas-feiras. O projeto estabelece que feriados que caírem na terça ou na sexta-feira serão antecipados ou adiados para a segunda-feira.
A proposta não afeta os feriados de datas simbólicas de 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro e 12 de outubro, nem Natal, Carnaval, Corpus Christi e Sexta-feira Santa. A medida também não valerá para os feriados que caírem aos sábados e domingos.
O Brasil tem ao todo 12 feriados nacionais, e é o sétimo país com mais feriados no mundo, de acordo com a consultoria norte-americana Mercer. A proposta é de autoria do senador Dário Berger (PMDB-SC).
Saque do FGTS
Outro projeto que deverá ser analisado é o PLS 581/2007, que libera o acesso ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) após um ano de inatividade da conta (atualmente é necessário esperar três anos) e antecipa o saque livre do fundo para o trabalhador a partir dos 60 anos de idade (a regra atual diz 70 anos).
A relatora do projeto é a senadora Ana Amélia (PP-RS), que acrescentou a possibilidade de uso do saldo do FGTS para pagar mensalidades de curso superior ou profissionalizante (para si mesmo ou para familiares) e para quitar empréstimo contraído com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A matéria é terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
A reunião terá início às 11h30 na sala 15 da Ala Alexandre Costa.
Últimas notícias
Alunos de Fisioterapia denunciam atraso em estágios obrigatórios em faculdade
Jovem de 26 anos morre após colisão entre moto e caminhão no Eustáquio Gomes
Homem é condenado a 28 anos de prisão por feminicídio em Arapiraca
Daniel Barbosa se destaca por recursos destinados ao ensino superior no interior de AL
JHC propõe regionalizar saúde, ampliar atendimento no interior e criar fila única
AMA e Governo Federal orientam municípios sobre efeitos do El Niño
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
