Semana 100% Mamãe e Bebê é encerrada com casa cheia e alegria
Quem acompanhou sabe, foram diversas ações e 40 Unidades Básicas de Saúde, além das maternidades e bancos de leite, envolvidas na edição 2017 da Semana 100% Mamãe e Bebê que aconteceu entre os dias 22 e 26 de maio na cidade de Arapiraca. Nesta terça-feira (30), na Casa da Cultura, no Centro, um encontro de gestantes e bebês saudáveis, com a presença do prefeito Rogério Teófilo, marcou o encerramento das atividades.
Mas como bem lembrou a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, as ações não começaram agora nem vão parar por aqui, elas acontecem o ano inteiro. “A Semana é um momento especial e de destaque tanto para as mamães e bebês, quanto para os servidores. Foram dias falando sobre gestação, cuidado com os bebês, recém-nascido, amamentação, entre outros temas”, disse a secretária.
“Hoje a minha avaliação é totalmente positiva. O evento teve uma adesão total, o que demonstra que por as crises que temos atravessado não tem desviado a gestão Arapiraca Cuida de Mim do caminho certo. O nosso compromisso é com a comunidade e todos os envolvidos neste projeto e os participantes estão de parabéns”, concluiu a secretária.
Durante a tarde dessa terça-feira (30), teve roda de conversas falando sobre o vínculo mamãe, bebê e família, barriga de gesso, oficinas de brincadeiras e leitura, um apaixonante ensaio fotográfico, musicoterapia e a pintura do ventre das gestantes – que chamou a atenção de todos, inclusive do prefeito.
Rogério disse que apesar de não estar gestante (risos) faz parte da Semana, visto que sua esposa é pediatra, sua filha é ginecologista e obstetra, além de ser avô de primeira viagem da Martina, nascida a menos de um mês. “Estou feliz demais de acompanhar esse momento, não só por ter resgatado o processo da maternidade com a gravidez da minha filha, como por ter a consciência que são os bebês o futuro presente da nossa Arapiraca”, disse.
Pintura Gestacional
Muitos artistas fazem só o desenho, mas as doulas – acompanhante de parto treinada – fazem a palpação para saber mais ou menos a posição em que o bebê está e desenha de uma maneira mais próxima do real possível. Mas, qualquer arte pode ser feita, fica a critério da gestante. A doula Edite Cristiane disse que o ideal é o procedimento ser realizado a partir da 35ª semana de gestação.
Olhar diferenciado
A coordenadora da saúde da mulher, Maria Luísa Bezerra Oliveira, explicou que a Semana também teve o objetivo de estimular os profissionais de saúde para um olhar diferenciado nos cuidados de saúde na primeira infância. “Só podemos ensinar uma criança a amar, amando-a. Por isso é importante a participação ativa da sociedade no crescimento das crianças no nosso município”, disse.
Maria Luísa finalizou que a gestação não dura nove meses, mas sim mil dia. “Ela começa no ventre e vai até os dois anos de idade, que é quando o bebê adquire o conhecimento cognitivo, tornando-se assim uma criança saudável”, concluiu.
Últimas notícias
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Habitação apresenta balanço anual e marca avanço histórico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
