Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social capacitam coordenadores da assistência social em Alagoas
Durante toda a sexta-feira (9), cerca de 100 coordenadores dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprender técnicas a respeito dos serviços ofertados pelos centros.
O II Encontro para Coordenadores de Cras, coordenado pela Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Seades), ocorreu no Centro de Exposições Ruth Cardoso, e contou com a palestra de três técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), além da superintendente de Assistência Social da Seades, Elis Correia.
Na abertura do evento, a diretora de Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social, Renata Ferreira, parabenizou a gestão da Seades por proporcionar um dia dedicado construir e dialogar sobre a visão do Cras e da Proteção Social Básica em Alagoas.
“Hoje eu posso dizer com clareza que a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social está em Alagoas. Dificilmente a gente consegue reunir três áreas como hoje, que estão presentes técnicos de gestão do Suas, Vigilância Social e de Beneficio. Isso reforça a concepção e a legitimidade da nossa da nossa rede de Cras e os esforços que o Estado de Alagoas está fazendo em ampliar a qualidade dessas gestões municipais”, disse Renata.
Além da oportunidade de aperfeiçoar as técnicas de atuação nos centros, os coordenadores também receberam orientações sobre a realização de encaminhamentos às famílias usuárias do Cras, o desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias e sobre a importância das articulações de ações que potencializem as boas experiências no território em que os Centros estão situados.
O secretário Fernando Pereira lembrou que é através das políticas desenvolvidas a partir da Política de Assistência Social, que é possível reduzir as desigualdades e aproximar a população da proteção social básica.
"Sabemos do compromisso do Governo do Estado com a Política de Assistência Social, por isso trabalhamos para promover a qualificação constante das gestões municipais. A Seades compreende que são através de encontros como este que é possível tornar real a consolidação a proteção social básica nos municípios alagoanos, por meio teórico e técnico”, completou Pereira.
Cras
O Cras é uma unidade de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que tem por objetivo prevenir ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios por meio de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Atualmente o estado de Alagoas possui 137 Cras distribuídos nos 102 municípios.
Últimas notícias
Colisão entre duas motocicletas deixa ferido no povoado Tigui, em Arapiraca
Muda de Ipê recém plantada é furtada no novo Mirante da Santa Amélia, em Maceió
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
