Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social capacitam coordenadores da assistência social em Alagoas
Durante toda a sexta-feira (9), cerca de 100 coordenadores dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprender técnicas a respeito dos serviços ofertados pelos centros.
O II Encontro para Coordenadores de Cras, coordenado pela Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Seades), ocorreu no Centro de Exposições Ruth Cardoso, e contou com a palestra de três técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), além da superintendente de Assistência Social da Seades, Elis Correia.
Na abertura do evento, a diretora de Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social, Renata Ferreira, parabenizou a gestão da Seades por proporcionar um dia dedicado construir e dialogar sobre a visão do Cras e da Proteção Social Básica em Alagoas.
“Hoje eu posso dizer com clareza que a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social está em Alagoas. Dificilmente a gente consegue reunir três áreas como hoje, que estão presentes técnicos de gestão do Suas, Vigilância Social e de Beneficio. Isso reforça a concepção e a legitimidade da nossa da nossa rede de Cras e os esforços que o Estado de Alagoas está fazendo em ampliar a qualidade dessas gestões municipais”, disse Renata.
Além da oportunidade de aperfeiçoar as técnicas de atuação nos centros, os coordenadores também receberam orientações sobre a realização de encaminhamentos às famílias usuárias do Cras, o desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias e sobre a importância das articulações de ações que potencializem as boas experiências no território em que os Centros estão situados.
O secretário Fernando Pereira lembrou que é através das políticas desenvolvidas a partir da Política de Assistência Social, que é possível reduzir as desigualdades e aproximar a população da proteção social básica.
"Sabemos do compromisso do Governo do Estado com a Política de Assistência Social, por isso trabalhamos para promover a qualificação constante das gestões municipais. A Seades compreende que são através de encontros como este que é possível tornar real a consolidação a proteção social básica nos municípios alagoanos, por meio teórico e técnico”, completou Pereira.
Cras
O Cras é uma unidade de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que tem por objetivo prevenir ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios por meio de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Atualmente o estado de Alagoas possui 137 Cras distribuídos nos 102 municípios.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
