Arapiraca recebe prêmio internacional de saúde pública em Brasília
Reconhecimento: o projeto Pré-Natal do Parceiro recebeu menção honrosa na categoria planejamento reprodutivo e familiar

A experiência Impacto da Implementação do Pré-Natal do Parceiro em uma Unidade Básica de Saúde de Arapiraca, de autoria da enfermeira e coordenadora municipal de saúde da criança no município, Lousanny Rocha, foi apresentada e premiada nessa sexta-feira (14) na 14ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, na programação do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília.
O trabalho recebeu menção honrosa na categoria Planejamento Reprodutivo/Planejamento Familiar, conferido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Na ocasião, a secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, afirmou que o município se destacou ao receber um prêmio internacional de saúde em Brasília. “Trata-se do reconhecimento ao trabalho da nossa enfermeira Lousanny. Obrigada ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas pela escolha do nosso trabalho e obrigada a todos que fazem a equipe de saúde de Arapiraca”, ressaltou.
O projeto trata da participação do homem no pré-natal da mulher e, diante da experiência realizada, constatou-se que 94% dos homens do grupo estudado desconheciam o projeto pré-natal do parceiro. O objetivo do trabalho é estimular os pais no acompanhamento do pré-natal como porta de entrada no serviço de saúde, além de promover um maior envolvimento do homem na gravidez.
Os dados apresentados revelam que é necessário intensificar estratégias afim de ampliar o acesso e o acolhimento dos homens aos serviços e programas de saúde. Para captação e sensibilização dos pais na participação do pré-natal do parceiro foram realizadas palestras e rodas de conversas com a comunidade, por meio de salas de espera, grupos de gestantes, crianças e de idosos.
Nesses encontros, era informada a implantação do pré-natal do parceiro na Unidade Básica de Saúde e a importância do envolvimento dos pais. Foram confeccionados convites individuais aos pais como forma de atraí-los para as consultas de pré-natal e grupos.
A solenidade contou com a presença de gestores, técnicos e várias autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como do representante da Opas no Brasil, Jaime Nadal Roig.
Últimas notícias

Forte calor provoca temporal em Paulo Afonso, Sertão da Bahia

Crianças com deficiência seguem enfrentando obstáculos para acesso a tratamentos pelos planos de saúde

Pai de bebê sequestrada em Novo Lino lamenta desaparecimento da filha

Homens incendeiam ônibus no conjunto Carminha, no Benedito Bentes, em Maceió

Rogério Siqueira é reeleito por unanimidade para representar a Série D na Comissão Nacional de Clubes

Banda Fascínio grava novo DVD em Paripueira com grandes nomes do forró
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
