Arapiraca recebe prêmio internacional de saúde pública em Brasília
Reconhecimento: o projeto Pré-Natal do Parceiro recebeu menção honrosa na categoria planejamento reprodutivo e familiar
A experiência Impacto da Implementação do Pré-Natal do Parceiro em uma Unidade Básica de Saúde de Arapiraca, de autoria da enfermeira e coordenadora municipal de saúde da criança no município, Lousanny Rocha, foi apresentada e premiada nessa sexta-feira (14) na 14ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, na programação do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília.
O trabalho recebeu menção honrosa na categoria Planejamento Reprodutivo/Planejamento Familiar, conferido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Na ocasião, a secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, afirmou que o município se destacou ao receber um prêmio internacional de saúde em Brasília. “Trata-se do reconhecimento ao trabalho da nossa enfermeira Lousanny. Obrigada ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas pela escolha do nosso trabalho e obrigada a todos que fazem a equipe de saúde de Arapiraca”, ressaltou.
O projeto trata da participação do homem no pré-natal da mulher e, diante da experiência realizada, constatou-se que 94% dos homens do grupo estudado desconheciam o projeto pré-natal do parceiro. O objetivo do trabalho é estimular os pais no acompanhamento do pré-natal como porta de entrada no serviço de saúde, além de promover um maior envolvimento do homem na gravidez.
Os dados apresentados revelam que é necessário intensificar estratégias afim de ampliar o acesso e o acolhimento dos homens aos serviços e programas de saúde. Para captação e sensibilização dos pais na participação do pré-natal do parceiro foram realizadas palestras e rodas de conversas com a comunidade, por meio de salas de espera, grupos de gestantes, crianças e de idosos.
Nesses encontros, era informada a implantação do pré-natal do parceiro na Unidade Básica de Saúde e a importância do envolvimento dos pais. Foram confeccionados convites individuais aos pais como forma de atraí-los para as consultas de pré-natal e grupos.
A solenidade contou com a presença de gestores, técnicos e várias autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como do representante da Opas no Brasil, Jaime Nadal Roig.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
