Semana de Segurança: Eletrobras alerta para construções próximas à rede
Com o objetivo de conscientizar a população para o uso seguro e eficiente de energia elétrica, a Eletrobras Distribuição Alagoas adere à XI Semana Nacional da Segurança, organizada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
Desta segunda-feira (24), até o próximo domingo, a Empresa dará dicas de consumo consciente e de segurança com energia elétrica. Os informes irão circular nas redes sociais da Distribuidora: Whatsapp, Twitter, Instagram, Facebook e Youtube, como uma forma de estimular os consumidores a usarem a energia de forma responsável.
A primeira dica da semana é relacionada aos cuidados com energia elétrica na hora de construir ou reformar. Para Jorge Rocha, gerente de Segurança da Eletrobras, “é preciso manter uma distância segura da rede elétrica energizada, principalmente no manuseio de peças metálicas e materiais condutores de energia, para que não entrem em contato com a rede”, afirma.
Segundo Rocha, a montagem de andaimes para trabalhos em fachadas prediais deve também observar um afastamento seguro: “É imprescindível o uso de coberturas isolantes sobre os cabos nos casos de andaimes próximos à rede. O objetivo é evitar o contato com os cabos energizados”, completa.
O construtor deve ainda evitar o uso de “extensões” de uma unidade consumidora para atender a outra que esteja em obras. A utilização de equipamentos na obra pode ocasionar sobrecarga nos circuitos e danificar aparelhos e instalações. O cliente deve solicitar à Eletrobras uma ligação provisória para atender à demanda da construção ou reforma.
Eficiência Energética: Nesta época de chuvas, onde as temperaturas costumam cair, é comum o uso de chuveiros elétricos nos banhos. O consumidor, no entanto, deve estar atento para a utilização destes equipamentos, pois são os vilões do consumo de energia, junto com os aparelhos de ar refrigerado.
Para o uso do chuveiro, a dica é não demorar nos banhos e nos dias mais quentes, usar a temperatura no modo verão, isso pode gerar uma economia de até 40%. Outra dica é não tentar aproveitar uma resistência já queimada, não fazer emendas nos fios e fazer o aterramento do chuveiro.
Veja também
Últimas notícias
Loterias: Lotofácil sorteia R$ 9 milhões hoje (1º/6). Confira resultado
PL e União Progressistas anunciam aliança em Alagoas e fortalecem pré-candidaturas de Alfredo Gaspar e Arthur Lira ao Senado
Renan lança compromisso, mira Master e pede saída do BRB da folha dos servidores de Maceió
Prefeitura de Arapiraca convoca voluntários para São João 2026
Prefeito Luciano Barbosa assina, nesta terça (2), ordem de serviço para início das ampliação do CREAS e CRAS Itapoã
Rafael Brito cria Semana Nacional pelo Direito à Água Potável e Saneamento nas Escolas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
