Cliente descobre site falso de banco por conta de erro de Português
Página pedia dados pessoais e até mesmo o IMEI do celular
Uma nova página falsa do Banco do Brasil foi descoberta por cliente que desconfiou da autencidade da página que pecou no uso da Língua Portuguesa. O site falso era usado para roubar dados de clientes do banco durante acesso à conta, com o preenchimento de dados bancários e até mesmo o IMEI (número de identificação único) do seu celular.
O golpe é enviado por SMS e pode até convencer os desatentos de sua autenticidade.
Porém, se olharmos a página com atenção, facilmente notamos que ela não é verdadeira. No rodapé, há a seguinte mensagem – em linguagem coloquial e inadequada – ao lado do ícone de telefone: “Ligue pra nóis”(sic).
A página oficial do Banco do Brasil fica no endereço web http://www.bb.com.br
O domínio falso está vinculado a um indivíduo chamado Roberto Rubens, no Rio de Janeiro.
O Banco do Braisl informa que não liga ou envia mensagens ou links pedindo senhas dos clientes. O banco também orienta a não informar senhas ou números de cartões em ligações ou links recebidos de páginas que seriam da instituição. Casos semelhantes podem ser reportados por e-mail em [email protected].
“O BB envia SMS exclusivamente pelo 4004-0001 e jamais solicita senhas. O Banco também disponibiliza aos clientes orientações sobre comportamento seguro que estão disponíveis na sua página www.bbseguranca.com.br, e também nas fanpages do Banco do Brasil nas Redes Sociais – Facebook, Youtube e Instagram. Ao tomar conhecimento das mensagens, o Banco denuncia os sites que são utilizados com a finalidade criminosa, para que sejam bloqueados e o conteúdo retirado do ar”, informou o banco, em nota.