Mercado Público de cidade alagoana é caso de sucesso no Nordeste
Parceria entre Sebrae e prefeitura modernizou espaço para feirantes
Em 2014, o Sebrae em Alagoas recebeu da prefeitura de Coruripe a missão de apoiá-la na readequação de sua feira, transferindo os feirantes para um espaço que trouxesse mais conforto para os vendedores e para o público.
Hoje, após o trabalho da instituição com a prefeitura, por meio do Programa de Modernização de Feiras Livres e Mercados Públicos, o espaço é considerado um caso de sucesso, sendo referência no Nordeste.
Com o trabalho realizado por Guilherme Belmont, consultor credenciado ao Sebrae, os feirantes receberam consultorias e assistência através de um comitê, formado por eles e por representantes da prefeitura de Coruripe e das secretarias de Saúde, Indústria e Comércio do município.
Isso também permitiu a setorização da feira por segmentos e tipos de produtos, como carnes, frutas e verduras.
Além disso, o Sebrae ainda contribuiu com a orientação para a formalização de vários vendedores e realizou capacitações com os feirantes sobre técnica de vendas, atendimento ao cliente e manipulação de alimentos.
De acordo com Cintia Silver, analista do Escritório Regional do Sebrae em Penedo, os feirantes ainda participaram de missões técnicas em mercados, como o de Paulo Afonso-BA, realizada em 2015.
Atualmente, o Mercado Público de Coruripe é que recebe visitas de representantes de outras localidades, como a realizada no fim de agosto, com gestores públicos de secretarias municipais de Maceió e outras cidades.
“Antes, a feira era desorganizada e os feirantes não recebiam bem os clientes, portanto, a imagem deles não era muito boa. Hoje, isso mudou. O espaço agora é mais ordenado, mais limpo. Tudo é bem mais organizado. Outro aspecto importante desse trabalho foi a elaboração e a aprovação da Lei Municipal de Postura, que regulamenta o funcionamento da feira. Agora, os feirantes pagam suas taxas via boleto, têm um controle maior e são cadastrados”, destacou Cintia.
Ainda segundo a analista da Regional Penedo, a instituição está aberta a receber prefeituras, secretarias municipais e associações de bairros ou feirantes que têm projetos e buscam reestruturar feiras e mercados públicos. Para isso, basta procurar a sede do Sebrae, em Maceió, ou os Escritórios Regionais de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo.
Feiras Livres e Mercados Públicos
O Programa de Modernização de Feiras Livres e Mercados Públicos do Sebrae em Alagoas tem o objetivo de transformar esses espaços em centros de abastecimento das cidades, melhorando suas condições de limpeza, ordenação, setorização, higiene, organização, fluxo de consumidores e transportes, veículos de abastecimento, lideranças, atuação do poder público, coleta de lixo, saneamento e esgotos, banheiros, fornecimento de água, fiscalização, entre outros.
Em Alagoas, o programa já atuou em municípios como Arapiraca, Coruripe, Girau do Ponciano, Taquarana, Santana do Ipanema, Viçosa, Quebrangulo, União dos Palmares, Murici, Porto Calvo e Maragogi, beneficiando os feirantes dessas localidades.
Últimas notícias
Conta de luz sobe e deve atingir quase 40% dos consumidores até junho
Polícia Militar cumpre mandados judiciais e realiza prisões por porte ilegal e furto no interior
Alagoanos da mesma família morrem após colisão entre carro e carreta em Minas Gerais
Guerra com Israel faz sírios refugiados no Líbano voltarem para Síria
TRE-AL amplia atendimento aos fins de semana com prazo final de 15 dias para regularizar título eleitoral
[Vídeo] Entregador denuncia agressão após falsa acusação de roubo em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Mangabeiras vive novo capítulo com entrega das primeiras casas do residencial
