Mercado Público de cidade alagoana é caso de sucesso no Nordeste
Parceria entre Sebrae e prefeitura modernizou espaço para feirantes
Em 2014, o Sebrae em Alagoas recebeu da prefeitura de Coruripe a missão de apoiá-la na readequação de sua feira, transferindo os feirantes para um espaço que trouxesse mais conforto para os vendedores e para o público.
Hoje, após o trabalho da instituição com a prefeitura, por meio do Programa de Modernização de Feiras Livres e Mercados Públicos, o espaço é considerado um caso de sucesso, sendo referência no Nordeste.
Com o trabalho realizado por Guilherme Belmont, consultor credenciado ao Sebrae, os feirantes receberam consultorias e assistência através de um comitê, formado por eles e por representantes da prefeitura de Coruripe e das secretarias de Saúde, Indústria e Comércio do município.
Isso também permitiu a setorização da feira por segmentos e tipos de produtos, como carnes, frutas e verduras.
Além disso, o Sebrae ainda contribuiu com a orientação para a formalização de vários vendedores e realizou capacitações com os feirantes sobre técnica de vendas, atendimento ao cliente e manipulação de alimentos.
De acordo com Cintia Silver, analista do Escritório Regional do Sebrae em Penedo, os feirantes ainda participaram de missões técnicas em mercados, como o de Paulo Afonso-BA, realizada em 2015.
Atualmente, o Mercado Público de Coruripe é que recebe visitas de representantes de outras localidades, como a realizada no fim de agosto, com gestores públicos de secretarias municipais de Maceió e outras cidades.
“Antes, a feira era desorganizada e os feirantes não recebiam bem os clientes, portanto, a imagem deles não era muito boa. Hoje, isso mudou. O espaço agora é mais ordenado, mais limpo. Tudo é bem mais organizado. Outro aspecto importante desse trabalho foi a elaboração e a aprovação da Lei Municipal de Postura, que regulamenta o funcionamento da feira. Agora, os feirantes pagam suas taxas via boleto, têm um controle maior e são cadastrados”, destacou Cintia.
Ainda segundo a analista da Regional Penedo, a instituição está aberta a receber prefeituras, secretarias municipais e associações de bairros ou feirantes que têm projetos e buscam reestruturar feiras e mercados públicos. Para isso, basta procurar a sede do Sebrae, em Maceió, ou os Escritórios Regionais de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo.
Feiras Livres e Mercados Públicos
O Programa de Modernização de Feiras Livres e Mercados Públicos do Sebrae em Alagoas tem o objetivo de transformar esses espaços em centros de abastecimento das cidades, melhorando suas condições de limpeza, ordenação, setorização, higiene, organização, fluxo de consumidores e transportes, veículos de abastecimento, lideranças, atuação do poder público, coleta de lixo, saneamento e esgotos, banheiros, fornecimento de água, fiscalização, entre outros.
Em Alagoas, o programa já atuou em municípios como Arapiraca, Coruripe, Girau do Ponciano, Taquarana, Santana do Ipanema, Viçosa, Quebrangulo, União dos Palmares, Murici, Porto Calvo e Maragogi, beneficiando os feirantes dessas localidades.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
