Feira das Margaridas reúne cultura e o melhor da produção da Reforma Agrária
O evento liderado pelo Iteral integra a campanha estadual ‘Agosto Lilás´ e acontece na Praça da Faculdade
O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) promoverá a Feira das Margaridas do Crédito Fundiário nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, na Praça da Faculdade em Maceió. O evento conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag) e o Instituto de Capacitação, Extensão, Formação e ATER (ICEFA).
A ação integra o "Agosto Lilás" – campanha estadual de conscientização sobre a violência contra a mulher – coordenada pelo Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos. Também é uma referência à Margarida Alves, sindicalista rural assassinada no dia 12 de agosto de 1983 em Alagoa Grande (PB), considerada um símbolo na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais no Brasil e inspiração para a Marcha das Margaridas criada em 2000.
No dia 30 às 15h30, a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher do MPE/AL,Hylza Torres, ministrará a palestra “Quebrando o silêncio” para as feirantes e público em geral. Em seguida, será realizada a solenidade oficial de abertura com a presença de autoridades locais e sociedade civil.
De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, o Governo de Alagoas tem investido na valorização da agricultura familiar, e ao inserir o evento no calendário sociocultural do Estado busca fortalecer o Programa do Crédito Fundiário, e ainda, enaltece a mulher enquanto protagonista no processo produtivo.
“A feira é um incentivo que o Governo do Estado estar proporcionando aos pequenos produtores, trazendo para a capital tudo que é de bom do campo, produzido principalmente por mulheres. A presença da população será fundamental para o sucesso da feira, que irá encontrar produtos de qualidade, com grande variedade e preços acessíveis”, destacou Jaime Silva.
No mínimo, 70 agricultores familiares de unidades produtivas do crédito fundiário e assentados da reforma agrária (convidados) oriundos dos municípios de Arapiraca, Branquinha, Campo Grande, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Maragogi, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú, Tanque D´Arca e Teotônio Vilela. Das 6h às 22h, serão comercializados produtos como: frutas, tubérculos, hortaliças, verduras, legumes, artesanato, animais; além de doces caseiros, pimenta e ovos de capoeira.
“A realização da primeira feira das margaridas tem como importância a organização das mulheres por meio dos grupos produtivos para vender os produtos agrícolas dos assentamentos do crédito fundiário, além de agregar valores e a melhoria da qualidade de vida no campo”, enalteceu Genilvaldo Oliveira, Presidente da Fetag/AL.
Também terá casa de farinha, restaurante camponês, espaço para exposição e atrações culturais todas às noites. Confira a programação gratuita:
30/08 (quarta-feira)
16h – Solenidade de abertura oficial com a presença de autoridades e parceiros
18h – Espetáculo “Thallita canta Gonzaga”
31/08 (quinta-feira)
19h – Bingo
20h – Lula Sabiá e Banda
01/09 (sexta-feira)
19h – Guga do Acordeon e Banda
21h – Xameguinho e Banda
SERVIÇO:
Feira das Margaridas do Crédito Fundiário
Datas: 30 e 31 de agosto e 1º de setembro
Local: Praça da Faculdade, bairro do Prado, Maceió/AL
Horário: Das 6 às 22h
Contatos: (82) 98108-7279 / 98831-3231.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
