Arapiraca é selecionada para integrar fórum de importantes cidades nordestinas
Iniciativa do Banco do Nordeste tem encontro marcado em Fortaleza
Arapiraca está entre as 40 cidades selecionadas pelo Banco do Nordeste para participar do Fórum BNB de Cidades Médias, grupo que contempla municípios nordestinos com mais de 100 mil e menos de meio milhão de habitantes.
Juntos, de acordo com o economista-chefe do BNB, Luiz Alberto Esteves, estes municípios representam 20,9% da população e 33,6% do produto interno bruto (PIB) do Nordeste.
Pensando na união de esforços para acelerar o processo de desenvolvimento da Região Nordeste, o Banco lançou o Fórum BNB de Cidades Médias G20+20 como espaço de diálogo permanente entre a instituição financeira, a iniciativa privada e os prefeitos das cidades.
O Fórum, que tem como missão a mobilização da sociedade para o debate sobre o importante papel das cidades médias no desenvolvimento regional, possui três eixos de atuação: troca de experiências e práticas bem-sucedidas, viabilização de capacitações técnicas, tecnológicas e gerenciais e criação de um ambiente de estruturação de negócios, com ênfase em projetos de parcerias público-privadas voltadas para o setor de infraestrutura.
O evento acontece nos dias 23 e 24 de novembro na cidade sede do Banco do Nordeste, que é Fortaleza, no Ceará, e vai marcar oficialmente o nascimento do G20+20. A ideia, porém, é que o Fórum BNB de Cidades Médias passe a acontecer anualmente em uma das cidades participantes.
“A programação inclui a realização de uma feira de negócios com a participação da iniciativa privada, de bancos de desenvolvimento nacionais e internacionais, instituições de pesquisa e órgãos de governo, na qual será prospectada uma série de oportunidade devido à interação entre os atores partícipes especialmente de investimentos em infraestrutura social e urbana, tendo em vista as necessidades levantadas nos 40 municípios”, detalhou o superintendente estadual do banco em Alagoas, Wesley Maciel.
A equipe do banco esteve reunida nesta quarta-feira (11) com o prefeito Rogério Teófilo, que demonstrou total interesse em participar como expositor do Fórum em um espaço disponibilizado pelo banco, mas o material e conteúdo a ser exposto fica ao cargo do município.
Tal material pode envolver casos de sucesso em concessões públicas ou Parcerias Público-Privadas (PPP), projetos estruturantes em desenvolvimento ou a desenvolver, dentre outros.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
