PF realiza 47ª fase da Lava Jato e cumpre mandados em quatro Estados

A PF (Polícia Federal) realiza, nesta terça-feira (21), a 47ª fase da Operação Lava Jato e cumpre mandados em quatro Estados. Segundo a PF, a ação tem como alvo principal um esquema de corrupção envolvendo contratos da Transpetro, subsidiária da Petrobras.
De acordo com a força-tarefa da Lava Jato no MPF (Ministério Público Federal), um dos focos da operação é um ex-gerente da Transpetro, seus familiares e intermediários. Os nomes ainda não foram divulgados pela PF nem pelo MPF. Eles são suspeitos de atuarem no recebimento de R$ 7 milhões de propinas pagas por uma empresa de engenharia entre setembro de 2009 e março de 2014.
Entre as 14 ordens judiciais, há uma de prisão temporária, por até cinco dias. Também foram expedidos oito mandados de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva. Cerca de 40 agentes realizam as ações nos Estados da Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo.
"O ponto de partida das investigações foi a colaboração premiada dos executivos da empresa de engenharia", diz o MPF sem citar o nome da empresa. "A partir daí, foram realizadas diversas diligências, como afastamento de sigilos bancário, fiscal, telemático e de registros telefônicos, os quais revelaram a existência de estreitos vínculos entre os investigados e corroboraram os ilícitos narrados pelos colaboradores".
As provas indicam que o ex-gerente recebeu suborno para favorecer a empresa de engenharia em contratos com a Transpetro, aponta a força-tarefea. "Para dissimular e ocultar a origem ilícita dos recursos, o valor foi pago por meio de depósitos realizados em contas bancárias de terceiros e familiares, vindo de contas de titularidade da empresa de engenharia ou de seus sócios".
O ex-gerente teria pedido, inicialmente, o pagamento de 1% do valor dos contratos da empresa com a Transpetro como propina. Entretanto, o acerto final ficou em 0,5%. "Este valor foi pago mensalmente em benefício do PT, de modo independente dos pagamentos feitos pela mesma empresa a pedido da presidência da Transpetro, e que eram redirecionados ao PMDB". O ex-gerente se desligou da subsidiária da Petrobras recentemente, diz o MPF.
Em nota, a procuradora Jerusa Burmann Viecili disse que, "neste caso, houve um dos esquemas mais rudimentares de lavagem de dinheiro da Lava Jato". "A propina saía da conta bancária da empresa de engenharia para a conta bancária de empresa do filho [do ex-gerente] sem qualquer contrato ou justificativa para o repasse do dinheiro".
De acordo com Jerusa, também são investigados contratos entre a própria empresa do filho, controlada de fato pelo ex-gerente, e a Transpetro, "o que pode indicar a inexistência ou falha grave de mecanismos de 'compliance'".
Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro dentre outros. O preso, que ainda não foi identificado, será levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
O nome da 47ª fase da Lava Jato, Sothis, é uma referência a uma das empresas investigadas, chamada Sirius. "A estrela Sirius era chamada pelos egípcios de Sothis", segundo a PF.
Outro membro da Lava Jato, o procurador Athayde Ribeiro Costa aponta que "houve um esquema político-partidário contínuo e duradouro" tanto na Transpetro como na Petrobras. "Os crimes praticados na Transpetro são uma nova frente de investigações da Lava Jato, em expansão. Como ocorreu no caso da Petrobras, este é o momento mais favorável para quem quiser colaborar com a Justiça se apresentar", pontuou.
Veja também
Últimas notícias

Descartada suspeita de intoxicação por metanol de jovem no interior de Alagoas

Turismo diferente: parentes viajam à Colômbia para se submeter juntos a cirurgias plásticas no valor de R$ 360 mil

Yuri Lima apaga todas as fotos com Iza nas redes sociais

Acidente entre moto e caminhão deixa mulher morta Av. Josefa de Melo, em Maceió

Dentista de Arapiraca é investigada por usar silicone industrial e necrosar glúteos de pacientes

Polícia apura se morte de ‘Bruxo’ dentro de igreja foi retaliação por outros crimes em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
