Usuários do SUS são beneficiados com 17 novas ambulâncias para o Serviço de Transporte Sanitário
Iniciativa pioneira garante deslocamento entre unidades hospitalares e colabora com a liberação de leitos no HGE
Mais de seis mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas foram beneficiados, em pouco mais de um ano, com o Serviço de Transporte Sanitário (Sets), também conhecido como Transporte de Pacientes.
Implantado em julho de 2016, o Sets consiste em deslocar os pacientes para a realização de procedimentos não urgentes e exames ou transferi-los para os leitos de retaguarda nas unidades hospitalares conveniadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Visando atender um número ainda maior de pacientes e, consequentemente, vagar mais leitos no Hospital Geral do Estado (HGE), o Governo investiu R$ 2,92 milhões de recursos próprios na aquisição de 17 novas ambulâncias, que possuem equipamentos de última geração, inclusive rastreador via satélite.
O secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, destaca que as novas ambulâncias têm contribuído com a transformação que vem sendo consolidada no contexto da saúde pública de Alagoas.
“O governador Renan Filho tem tido muita ousadia e determinação para investir recursos próprios em melhorias aos alagoanos, a exemplo da aquisição dessas 17 novas ambulâncias. Estamos reestruturando a rede de saúde em Alagoas, e a qualificação do Transporte Sanitário é fundamental nesse processo”, avalia o secretário.
Até fevereiro deste ano, quando 15 novas ambulâncias foram entregues às unidades estaduais de saúde da capital e do interior, Alagoas só dispunha de quatro veículos para realizar o serviço em todo o Estado. As outras duas ambulâncias serão entregues nesta quinta-feira (7), sendo uma para o HGE e outra para o Setor de Regulação da Sesau.
Em Maceió, as ambulâncias foram distribuídas para o HGE (2), Ambulatórios 24 Horas Assis Chateaubriand (1), Dom Miguel Fenelon Câmara (1), Denilma Bulhões (1) e João Fireman (1), para a Clínica Infantil Dayse Breda (1), o Setor de Regulação da Sesau (1) e a Maternidade Escola Santa Mônica (1).
No interior do Estado, receberam ambulâncias o Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca (1); Hospital Arnon de Melo, em Piranhas (1); Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo (1); e Hospital Antenor Serpa, em Delmiro Gouveia (1); e Unidade Mista Drª Quitéria Bezerra, em Água Branca (1).
“Com essa nova plotagem, de cor amarela e aparência diferenciada, os veículos têm chamado a atenção de estados brasileiros que demostram interesse em fazer o mesmo. Isso é muito importante, porque Alagoas começa a ter uma visibilidade de forma positiva e servir de referência para o Brasil inteiro”, afirmou Christian Teixeira.
Beneficiada
Uma das beneficiadas com o Sets é Rubenita Cavalcante, de 56 anos, que reside no município de Arapiraca e está internada há três dias no HGE. A paciente deu entrada no hospital após ser diagnosticada com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, o popular derrame.
“Sofri dois AVCs em menos de 20 dias e fiquei muito preocupada, achando que podia morrer a qualquer momento. Preciso fazer uma ressonância magnética para saber a causa e estou muito esperançosa de ter minha saúde de volta. Graças a Deus e a esse serviço, que agilizará o resultado, poderei recuperar minha rotina”, elogiou a paciente transportada pelo Sets para realizar o exame no Hospital do Açúcar, no bairro do Farol.
Investimentos
Além da aquisição dos veículos para o Transporte Sanitário, em 2017, a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi 100% renovada. Entre as novas ambulâncias do Samu, 40 foram adquiridas com recursos próprios, totalizando um investimento de R$ ,8 milhões. As novas viaturas vêm assegurando à população mais qualidade e agilidade no atendimento.
“O Governo tem qualificado as unidades e serviços de saúde que já funcionam, além de estar construindo novos hospitais na capital e no interior do Estado. Seguindo a determinação do governador Renan Filho, tratamos a saúde pública com total prioridade e não temos medido esforços para que os serviços cheguem aos alagoanos, principalmente aos mais carentes, na velocidade que eles necessitam”, ressaltou o secretário Christian Teixeira.
Veja também
Últimas notícias
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
