Saúde

Usuários do SUS são beneficiados com 17 novas ambulâncias para o Serviço de Transporte Sanitário

Iniciativa pioneira garante deslocamento entre unidades hospitalares e colabora com a liberação de leitos no HGE

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Alagoas 06/12/2017 19h07
Usuários do SUS são beneficiados com 17 novas ambulâncias para o Serviço de Transporte Sanitário
Serviço garante o transporte de pacientes para a realização de exames ou transferi-los para unidades hospitalares conveniadas à Sesau - Foto: Olival Santos e Thiago Henrique/Agência Alagoas

Mais de seis mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas foram beneficiados, em pouco mais de um ano, com o Serviço de Transporte Sanitário (Sets), também conhecido como Transporte de Pacientes.

Implantado em julho de 2016, o Sets consiste em deslocar os pacientes para a realização de procedimentos não urgentes e exames ou transferi-los para os leitos de retaguarda nas unidades hospitalares conveniadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Visando atender um número ainda maior de pacientes e, consequentemente, vagar mais leitos no Hospital Geral do Estado (HGE), o Governo investiu R$ 2,92 milhões de recursos próprios na aquisição de 17 novas ambulâncias, que possuem equipamentos de última geração, inclusive rastreador via satélite.

O secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, destaca que as novas ambulâncias têm contribuído com a transformação que vem sendo consolidada no contexto da saúde pública de Alagoas.

“O governador Renan Filho tem tido muita ousadia e determinação para investir recursos próprios em melhorias aos alagoanos, a exemplo da aquisição dessas 17 novas ambulâncias. Estamos reestruturando a rede de saúde em Alagoas, e a qualificação do Transporte Sanitário é fundamental nesse processo”, avalia o secretário.

Até fevereiro deste ano, quando 15 novas ambulâncias foram entregues às unidades estaduais de saúde da capital e do interior, Alagoas só dispunha de quatro veículos para realizar o serviço em todo o Estado. As outras duas ambulâncias serão entregues nesta quinta-feira (7), sendo uma para o HGE e outra para o Setor de Regulação da Sesau.

Em Maceió, as ambulâncias foram distribuídas para o HGE (2), Ambulatórios 24 Horas Assis Chateaubriand (1), Dom Miguel Fenelon Câmara (1), Denilma Bulhões (1) e João Fireman (1), para a Clínica Infantil Dayse Breda (1), o Setor de Regulação da Sesau (1) e a Maternidade Escola Santa Mônica (1).

No interior do Estado, receberam ambulâncias o Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca (1); Hospital Arnon de Melo, em Piranhas (1); Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo (1); e Hospital Antenor Serpa, em Delmiro Gouveia (1); e Unidade Mista Drª Quitéria Bezerra, em Água Branca (1).

“Com essa nova plotagem, de cor amarela e aparência diferenciada, os veículos têm chamado a atenção de estados brasileiros que demostram interesse em fazer o mesmo. Isso é muito importante, porque Alagoas começa a ter uma visibilidade de forma positiva e servir de referência para o Brasil inteiro”, afirmou Christian Teixeira.

Beneficiada

Uma das beneficiadas com o Sets é Rubenita Cavalcante, de 56 anos, que reside no município de Arapiraca e está internada há três dias no HGE. A paciente deu entrada no hospital após ser diagnosticada com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, o popular derrame.

“Sofri dois AVCs em menos de 20 dias e fiquei muito preocupada, achando que podia morrer a qualquer momento. Preciso fazer uma ressonância magnética para saber a causa e estou muito esperançosa de ter minha saúde de volta. Graças a Deus e a esse serviço, que agilizará o resultado, poderei recuperar minha rotina”, elogiou a paciente transportada pelo Sets para realizar o exame no Hospital do Açúcar, no bairro do Farol.

Investimentos

Além da aquisição dos veículos para o Transporte Sanitário, em 2017, a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi 100% renovada. Entre as novas ambulâncias do Samu, 40 foram adquiridas com recursos próprios, totalizando um investimento de R$ ,8 milhões. As novas viaturas vêm assegurando à população mais qualidade e agilidade no atendimento.

“O Governo tem qualificado as unidades e serviços de saúde que já funcionam, além de estar construindo novos hospitais na capital e no interior do Estado. Seguindo a determinação do governador Renan Filho, tratamos a saúde pública com total prioridade e não temos medido esforços para que os serviços cheguem aos alagoanos, principalmente aos mais carentes, na velocidade que eles necessitam”, ressaltou o secretário Christian Teixeira.