Maluf e Jacob têm salários suspensos pela Câmara
Cumprindo pena na cadeia depois de serem condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), os deputados federais Paulo Maluf (PP-SP) e Celso Jacob (PMDB-RJ) tiveram seus salários suspensos, informou a assessoria de imprensa da Presidência da Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (22).
No mesmo ato, os funcionários dos gabinetes dos parlamentares foram exonerados. Maluf está preso desde a última quarta-feira (20). Jacob, desde junho.
Maluf se entregou à Polícia Federal na quarta-feira (20) após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin expedir mandado de prisão para cumprimento definitivo da pena de 7 anos e 9 meses em regime fechado na Penitenciária da Papuda, em Brasília.
Segundo a denúncia do Ministério Público, Maluf recebeu propina de contratos públicos com as empreiteiras Mendes Júnior e OAS, no período em que foi prefeito da cidade de São Paulo (1993-1996). Os recursos teriam sido desviados da construção da Avenida Água Espraiada, hoje chamada Avenida Roberto Marinho. O custo total da obra foi cerca de R$ 800 milhões.
As investigações se arrastaram por mais de 10 anos, desde a instauração do primeiro inquérito contra o ex-prefeito, ainda na primeira instância da Justiça. Os procurados estimaram em US$ 170 milhões a movimentação total de recursos ilícitos. O Supremo assumiu o caso após a eleição de Maluf como deputado.
Celso Jacob foi condenado em 2006 por falsificação de documento público e dispensa irregular de licitação durante sua gestão à frente da Prefeitura de Três Rios, no Rio de Janeiro. O político está detido desde junho deste ano no Complexo Penitenciário da Papuda.
Veja também
Últimas notícias
Pequenos negócios podem renegociar dívidas com a União até esta sexta
Prazo de Habilitação do Prêmio Carnaval 2026 termina nesta sexta (30)
Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro
Areninha da Prefeitura de Maceió recebe decisões da final da Copa Solidária nesta sexta-feira (30)
Caixa conclui pagamento da parcela de janeiro do Bolsa Família
Presidente Lula passa por cirurgia de catarata no olho esquerdo hoje em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
