Saúde

Festa da Padroeira de Arapiraca colabora com campanha para doação de sangue

O caminhão do Hemoar estará em frente à Matriz

Por 7 Segundos com Assessoria 29/01/2018 09h09
Festa da Padroeira de Arapiraca colabora com campanha para doação de sangue
Hemoar quer elevar estoque do hemocentro - Foto: Jânio Barbosa/7Segundos

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) promovem neste início de semana a tradicional campanha de doação de sangue para o Carnaval.

Dentro da programação da Festa da padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, uma ação visando a doação de sangue será realizada nesta terça-feira (30),  em frente à igreja matriz, centro da cidade.

A iniciativa tem a finalidade de formar um estoque estratégico para suprir a demanda de transfusões durante as prévias carnavalescas e as festas de momo em Alagoas.

A estratégia tem fundamento porque, durante este período de prévias e nos dias da maior folia do País, o uso de bolsas de sangues e derivados na rede de saúde praticamente duplica, conforme dados do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Hemorrede Pública de Alagoas.

Esta realidade que ocorre, principalmente, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

Ação Social

O caminhão de doação de sangue estará a partir das 8h da manhã e segue até as 16h com profissionais e uma estrutura disponível ao fiel-doador que desejar abraças a ação.

Lembrando que o doador precisa ser maior de 18 anos e ter o peso igual ou superior a 50 Kg. Para fazer a doação é necessário levar um documento oficial com foto, não ter consumido bebida alcoólica na data anterior à doação, mas não é necessário estar em jejum, se alimento com comida leve, sem gorduras.