Matrículas para aprovados na primeira chamada do Sisu começam hoje
Candidato selecionado em sua 1ª opção de curso tem oportunidade de efetuar sua matrícula
Os aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem procurar, a partir desta quarta-feira (30), as instituições escolhidas para a efetivação da matrícula. O período de matrícula vai até 7 de fevereiro.
Segundo as regras do Sisu, o candidato selecionado em sua primeira opção de curso só terá essa oportunidade de efetuar sua matrícula.
Orientações sobre a documentação exigida e dados como local e horário para seu registro de matrícula são obtidos junto à própria instituição de ensino, que também fica responsável por instruir sobre a possibilidade ou não de o candidato requerer transferência de curso, caso deseje.
Lista de espera
Quando selecionado pelo curso indicado como segunda opção, tendo ou não efetuado a matrícula na instituição, o candidato pode pedir que seu nome seja incluído na lista de espera de sua primeira opção.
A participação na lista de espera estará restrita à primeira opção de vaga do candidato.
Podem participar da lista de espera os candidatos que não forem selecionados em nenhuma de suas opções na primeira chamada, assim como os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.
O candidato que tiver interesse em aguardar uma vaga na lista de espera deve se manifestar no prazo de 2 a 7 de fevereiro, por meio de seu boletim.
Como a convocação para a matrícula fica a cargo das próprias instituições, o candidato deve acompanhar, a partir de 9 de fevereiro, os comunicados do estabelecimento que oferta o curso no qual pretende ingressar. A instituição realiza apenas uma chamada para que faça sua matrícula.
Caso já esteja matriculado em sua segunda opção e seja chamado para ocupar uma vaga no de primeira opção, a matrícula da segunda opção é automaticamente cancelada.
O Sisu é o sistema informatizado do MEC, utilizado por instituições públicas de educação superior na oferta de vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
ProUni
Nessa segunda-feira (29), o Ministério da Educação abriu a consulta para vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Neste ano, serão oferecidas 242.987 bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em 2.976 instituições privadas de educação superior. As inscrições começam em 6 de fevereiro.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
