Corpo de Bombeiros de Alagoas treina guarda-vidas para o Carnaval 2018
O Carnaval está chegando e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) está em fase de organização para garantir a segurança de todos os foliões que vão aproveitar as festas no Estado. Uma das ações realizadas foi o treinamento de 50 guarda-vidas, ocorrido na manhã de terça-feira (30).
A iniciativa manteve o foco em técnicas de salvamento, repassadas em quatro oficinas: primeiros socorros para o afogado, instrução com remo e flutuador, noções de resgate de vítimas submersas e resgate com prancha, utilizando os equipamentos para um atendimento cada vez mais rápido e eficiente.
Conforme o comandante do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), major Bruno Vieira, é grande a importância de se manter um treinamento técnico nessa área. “Aqui, eles estão relembrando técnicas e discutindo atualizações e novidades, além da relevante troca de experiência de serviços, de acordo com as características de cada posto”, explicou o oficial.
Prevenção
Apesar do aumento do fluxo de banhistas no litoral alagoano no período, o Corpo de Bombeiros registrou um acréscimo de apenas 8% nos casos de salvamento aquático no carnaval de 2017. Segundo o major Bruno Vieira, isso se deve ao reforço nas ações de prevenção, com rondas a pé, em que os guarda-vidas orientam as pessoas sobre os locais de perigos; a distribuição de panfletos educativos com dicas de segurança; além da entrega de pulseiras de identificação para crianças.
Durante o período carnavalesco, além dos sete postos da região metropolitana, como Francês, Jatiúca, Mirante da Sereia, Gunga, Prainha da Barra Nova, Guaxuma e Tabuba, além de Maragogi e Japaratinga no interior do Estado, mais locais contarão com a presença de guarda-vidas, como Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Duas Barras, Pontal do Coruripe, Pontal do Peba, Traipu e Piranhas, totalizando 16 postos em Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
