Cidadania

Mais doze municípios alagoanos aderem ao programa Criança Feliz

Por Agência Alagoas e 7Segundos 06/03/2018 17h05
Mais doze municípios alagoanos aderem ao programa Criança Feliz
Projeto Criança Feliz - Foto: Assessoria

Até o momento, mais 12 municípios alagoanos considerados elegíveis pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), aderiram ao Programa Criança Feliz. O novo prazo para preenchimento do Termo de Aceite foi autorizado pelo Conselho Nacional de Assistência Social e segue aberto até o dia 30 de junho.

A adesão deve ser feita pelo órgão gestor e aprovada no Conselho Municipal de Assistência Social. Após aprovação, os gestores municipais de Assistência Social devem acessar o sistema de aplicações do MDS utilizando seu CPF e senha, conforme política de senhas dos sistemas da Rede SUAS.

Na avaliação do secretário Fernando Pereira, com a chegada de novos municípios, o atendimento às crianças e famílias mais vulneráveis em Alagoas está assegurado.  “Cuidar da primeira infância é o melhor investimento que podemos fazer neste momento. Com essas adesões, as ações que promovem o desenvolvimento infantil serão ampliadas e fortalecidas em todo o Estado”, destacou.

Podem integrar o programa municípios que tenham ao menos um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com registro no Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas) e, no mínimo, 140 pessoas do público prioritário do programa.

O programa

O Programa Criança Feliz prioriza gestantes e crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além daquelas que estão afastadas do convívio familiar por medidas protetivas. Técnicos capacitados visitam às famílias, semanalmente, levando orientações sobre a melhor maneira para estimular o desenvolvimento infantil.