Penedo (AL) sedia atividades de reflexão sobre o Dia Mundial da Água
No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Para celebrar a data e promover uma reflexão junto à população ribeirinha do Baixo São Francisco alagoano, a 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco do Parnaíba (Codevasf), sediada em Penedo (AL), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promovem uma série de atividades na quinta-feira (22). A programação inclui palestras de especialistas, atividades de monitoramento da qualidade de água do Rio São Francisco e exposição de políticas públicas federais executadas pela Codevasf, com o uso racional da água e para sua preservação.
As atividades terão início às 8h30, no auditório do Campus Penedo do Ifal, com o tema “Água em Questão: desafios e oportunidades”, e contará com a exposição de especialistas nas áreas de meio ambiente e recursos hídricos.
A fim de recepcionar os participantes do ciclo de palestras, haverá uma mostra fotográfica que pretende relatar as políticas públicas federais executadas pela Codevasf para a revitalização da bacia do rio São Francisco e para a estruturação do Desenvolvimento Regional, a exemplo do saneamento ambiental para reduzir a emissão de esgoto não tratado no rio e seus afluentes, da implantação do aterro sanitário para atender municípios da Bacia Leiteria e Sertão de Alagoas, do Programa Água para Todos e do trabalho científico e tecnológico de recomposição das ictiofauna da bacia hidrográfica.
Também haverá um aquário com espécies nativas da bacia hidrográfica do São Francisco produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, centro científico e tecnológico da Codevasf em Porto Real do Colégio (AL) que aplica a tecnologia de reprodução artificial de peixes utilizados nos peixamentos da Companhia.
Segundo o representante da Codevasf na comissão organizadora das atividades, o engenheiro agrônomo Pedro Melo, a participação nas celebrações do Dia Mundial da Água tem como objetivo refletir sobre esse recurso natural e o que podemos fazer para preservá-lo a partir da experiência da Codevasf. “A partir de nossa experiência de trabalho nas ações de revitalização de bacias hidrográficas e do uso econômico da água nas políticas de Desenvolvimento Regional, vamos debater o uso da água e as linhas de atuação da companhia”, declarou.
Para mais informações sobre a programação do Dia Mundial da Água em Penedo, os interessados podem entrar em contato com a Codevasf pelo telefone (82) 3551-9417.
Veja também
Últimas notícias
ALE aprova projeto que prevê medicamentos gratuitos para diabetes e obesidade
Homem é preso suspeito de participar de arrastão no Santa Amélia, em Maceió
Defesa Civil inicia etapa que vai definir intervenções para áreas de risco de Maceió
Acusado de matar criança em Branquinha é condenado a 22 anos de prisão
Urna eletrônica não exibe mensagem 'Confirma o seu voto', esclarece TRE
UniGrande expande atuação em Alagoas e fortalece presença no interior
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
