Governo do Estado leva alunos para conhecer o Arquivo Público de Alagoas
Projeto Memórias de Gerações vai possibilitar aulas e visitas ao Arquivo Público
Ressaltar a importância do patrimônio histórico documental para a formação dos cidadãos. Com esse objetivo, mais um projeto do Arquivo Público de Alagoas (APA) foi criado. Trata-se do ‘Memórias de Gerações’, que teve início nesta terça-feira (20), nas dependências da sede, e recebeu mais de 30 alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), do curso de Técnicas de Preservação de Acervos.
Poder fomentar a pesquisa, desenvolver o ensino da coleta de documentos, apresentar técnicas de conservação e digitalização dos acervos, destacar a importância dos arquivos nas políticas públicas de cultura, proporcionando uma verdadeira aula de história, são algumas das finalidades do projeto.
De acordo com Wilma Nóbrega, superintendente do APA, o Memória de Gerações pretende aproximar a prática da teoria. “Levar ao conhecimento das crianças e jovens de escolas públicas e privadas noções básicas de preservação, conservação e as tipologias dos acervos que constituem o rico patrimônio histórico e cultural de Alagoas, guardados na nossa sede é a nossa ideia,” destacou a superintendente e idealizadora do projeto.
Para a professora Rosaline Paranhos, do curso de Técnicas de Preservação de Acervos do IFAL do município de Rio Largo, essa aula prática foi muito esperada. “Foi uma manhã de muito aprendizado. Estou muito feliz com o investimento do Governo no Arquivo Público. Com certeza, todos os alunos saíram com um grande aprendizado. Será de enorme valia, sempre trazermos turmas aqui, para viverem, na prática, o que será o trabalho deles. Em outros anos, já havia tentando marcar, sem êxito. Parabéns à direção, na pessoa da Wilma Nóbrega, pela acessibilidade,” observou a professora.
Saiba mais sobre o projeto
As unidades arquivísticas de todo o Brasil desenvolvem projetos de educação patrimonial, realizando atividades educativas que visam dinamizar e otimizar seus espaços, além de aproximar a comunidade dos Arquivos Públicos municipais e estaduais.
O projeto consta ainda de visitas monitoradas, apresentando de forma técnica todo o acervo do APA. As visitas podem ser agendadas pelos telefones 3315-7879/ 2181 e 9.8801-3509, e-mail [email protected], de 8h às 14h. O endereço do Arquivo Público de Alagoas é Rua Sá e Albuquerque, S/N, bairro Jaraguá, em Maceió.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
