Faculdade de Arapiraca deve fornecer diploma para aluno em até cinco dias, determina justiça
Estudante concluiu o curso Direito há mais de dois anos, mas a instituição não entregou o documento
A Faculdade CESAMA/UNIRB deve entregar, em até cinco dias, o diploma de um cidadão que concluiu o curso superior em Direito na referida unidade de ensino há mais de dois anos. A determinação judicial, é resultado de uma ação da Defensoria Pública.
De acordo com os autos, o assistido cursou Direito no Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael e colou grau em janeiro de 2016, momento em que solicitou a expedição do diploma ao setor administrativo da faculdade. No entanto, apesar dos diversos pedidos administrativos feitos pelo ex-aluno, passados dois anos, a Faculdade ainda não tinha previsão de entrega do diploma, situação que o levou a procurar o auxílio da Defensoria.
A partir do segundo semestre de 2015 houve mudança em relação a mantença da Instituição de ensino, onde a UNIRB – Unidade Regional de Educação LTDA, passou a ser titular dos direitos, deveres e obrigações da anterior IES Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca – CESAMA.
Na ação, o defensor público André Chalub Lima explica que durante o período de espera o assistido sofreu diversos danos em razão da falta do diploma, como a perda de oportunidade de emprego e o impedimento de dar continuidade a vida acadêmica, como o ingresso em um curso de pós-graduação.
Em sua decisão, a juíza de direito da 2ª Vara de Arapiraca, Silvana Maria Cansanção de Albuquerque, comentou que independente da autonomia administrativa de que gozam as Universidades e a inexistência de prazo pré-fixado para expedição de diploma de conclusão de curso, não se afigura razoável a exigência de prazo superior a dois anos para expedição de diploma se o impetrante já cumpriu todos os requisitos exigidos para expedição do referido diploma. A magistrada fixou multa diária no valor de R$ 100 caso haja descumprimento.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
