Estação espacial chinesa desacelera e deve cair na Terra só na segunda
Queda do objeto estava prevista para ocorrer entre sábado e domingo. Segundo agência chinesa, entrada na atmosfera do laboratório espacial deve provocar um espetáculo "esplêndido".
O laboratório espacial chinês que se dirige atualmente à Terra está caindo mais lentamente do que o previsto e poderá entrar na atmosfera terrestre entre a madrugada e a manhã de segunda-feira (2), informou a Agência Espacial Europeia (ESA).
A agência, que monitora o deslocamento do Tiangong-1 ("Palácio Celeste 1"), havia estimado anteriormente uma janela de queda compreendida entre o sábado às 8 horas da manhã pelo horário de Brasília e o domingo à tarde.
A desintegração na atmosfera da Terra deste módulo espacial fora de controle não deve provocar danos e oferecerá um espetáculo "esplêndido" similar a uma chuva de meteoritos, afirmaram as autoridades espaciais chinesas.
Em um comunicado publicado neste sábado, a ESA informou que a queda do Tiangong-1 se desacelerou devido a uma meteorologia espacial mais tranquila. Entretanto, sua janela de entrada na atmosfera continua sendo "altamente variável", ressaltou. Também persiste a incerteza sobre o lugar onde poderão cair os eventuais restos.
"As pessoas não precisam se preocupar", afirmou na quinta-feira o Departamento de Engenharia Espacial Tripulada da China (CMSEO) em sua conta na rede social WeChat. Essas naves espaciais "não caem na Terra violentamente como nos filmes de ficção científica".
Este laboratório foi colocado em órbita em setembro de 2011 e estava programado para fazer uma entrada controlada na atmosfera, mas deixou de funcionar em março de 2016, gerando preocupação por sua "queda".
A probabilidade de uma pessoa ser atingida por um objeto espacial de mais de 200 gramas é de uma em 700 milhões, segundo a CMSEO.
Veja também
Últimas notícias
Mestrado da Uneal lança edital para seleção de aluno especial
Uneal nega irregularidades e afirma que pagamentos de bolsas seguem normas internas
Acidente com vítima fatal é registrado na BR-104, em Branquinha
Polícia Civil cumpre prisão preventiva de investigado por tentativa de feminicídio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Mulher é condenada a 17 anos por tentar matar enteado ao jogá-lo do quarto andar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
