Kim Jong-un diz ter ficado comovido com show de artistas sul-coreanos
O líder norte-coreano Kim Jong-un afirmou que ficou "profundamente comovido" com o show de estrelas da música sul-coreana no domingo (1) em Pyongyang, informou nesta segunda-feira (2) a agência oficial KCNA.
A presença de Kim e de sua mulher, a ex-cantora Ri Sol Ju, na apresentação foi um fato inédito, pois o regime norte-coreano trabalha para impedir qualquer presença da cultura sul-coreana em seu território.
Kim, o primeiro líder norte-coreano a comparecer a um espetáculo organizado por sul-coreanos, apertou a mão dos artistas e "expressou seu agradecimento mais profundo", segundo a KCNA.
"Declarou que estava profundamente comovido ao ver nosso povo aplaudir com sinceridade este espetáculo, enquanto aumentava seu conhecimento sobre a arte popular sul-coreana".
Aproximação
O show de domingo foi o episódio mais recente do rápido degelo das relações entre as duas Coreias, iniciado durante os Jogos Olímpicos de Inverno celebrados em fevereiro na cidade sul-coreana de Pyeongchang.
Durante o evento olímpico, Kim Jong-un enviou ao Sul atletas e animadoras de torcida, assim como sua irmã mais nova em uma delegação especial.
Desde então, foram multiplicados os contatos diplomáticos entre as duas Coreias e também entre Pyongyang e Washington.
Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, se reunirão no dia 27 de abril, antes de um aguardado encontro entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano.
A reunião intercoreana, a terceira da história (2000 e 2007), acontecerá na Zona Desmilitarizada que divide a península, concretamente em Panmunjon, a localidade na qual foi assinado o armistício que encerrou a guerra da Coreia (1950-1953).
A data do encontro entre Kim e Trump ainda não foi anunciada.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 49 anos sofre tentativa de homicídio ao ser esfaqueado em Maragogi
Assaltantes são detidos por moradores após roubo de motocicleta em Craíbas
Mulher morre baleada durante abordagem policial em grota de Maceió
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
