Mais de 400 mil brasileiros foram afetados pelo vazamento do Facebook
Foi um total de 87 milhões de perfis afetados pela Cambrigde Analytica
Em uma atualização publicada hoje (04), o Facebook admitiu que, em vez de 50 milhões de pessoas, o escândalo da Cambridge Analytica afetou na verdade 87 milhões de pessoas globalmente. O volume de dados realmente compartilhado inapropriadamente com a consultoria britânica é 74% maior do que foi reportado inicialmente. Dentro desse novo universos de vítimas, 443 milhões eram brasileiras.
Os dados são do próprio Facebook, que fez uma grande investigação sobre o caso para entender como a consultoria foi capaz de obter tamanho volume de informações. Apesar de o número de brasileiros com seus dados vazados ser alto, nós estamos longe de ser um dos grupos mais prejudicados. Só nos EUA foram mais de 70 milhões de vítimas, 81% do total. Depois disso, Filipinas, Indonésia e Reino Unido foram os mais afetados.
No mesmo comunicado, a empresa aproveitou para anunciar uma série de novidades que estão sendo implementadas na forma como apps de terceiros acessam os dados do Facebook e seus usuários. Os termos de serviço da rede social também foram reescritos com a intenção de deixar o texto mais compreensível e mais claro.
“Comando no dia 9 de abril, vamos mostrar um link no topo do feed das pessoas para que elas possam acessar e ver os apps que usam — bem como a informação que compartilharam com esses apps”, escreveu Mike Schroepfer, chefe de tecnologia no Facebook. Schroepfer também afirmou que o Facebook vai avisar todas as pessoas que tiveram seus dados compartilhados com a Cambridge Analytica.
Por conta desse vazamento massivo, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, vai comparecer ao congresso norte-americano e dar um depoimento sobre o caso no dia 11 de abril, a próxima quarta-feira. Não sabemos, contudo, que atitudes o senadores e deputados dos EUA pretendem tomar com relação ao vazamento.
Veja também
Últimas notícias
TSE estuda desativar canais políticos no WhatsApp 48h antes da eleição
Homem sofre tentativa de homicídio ao ser baleado na cabeça em Maceió
Dupla é presa após balear duas vítimas e esconder drogas em Arapiraca
Jovem assassinado a tiros em Ipioca tinha histórico de tráfico de drogas
Operação apreende 60 quilos de drogas e mil cigarros eletrônicos em Arapiraca
Cabo Bebeto denuncia corte de 15% nos salários de médicos estaduais
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
